-
Arquitetos: Khosla Associates
- Área: 868 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Shamanth Patil J
-
Fabricantes: Hansgrohe, Bharath Flooring, Daikin, Duravit, Grohe, Louis Poulsen, Sree Saibaba Marble Company, Wood Weavers, Woodville
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na periferia sul do local havia uma magnífica e antiga árvore que influenciou o layout espacial desta casa de quatro quartos em Chennai. A árvore, com suas raízes esculturais e a copa gigante, foi o principal fator na determinação do layout e design da casa. Queríamos que a árvore fosse onipresente, então criamos o pátio de entrada em torno de suas raízes e posicionamos a sala de estar de forma a ter uma visão direta dela. O muro principal da rua foi projetado com certos recortes para acomodar alguns de seus galhos e raízes.
A planta da casa em forma de L tem um eixo norte-sul marcante com a área de estar assumindo uma localização central semelhante a um pavilhão com vista para a natureza em ambos os lados. A abertura sul da área de estar emoldura a árvore gigante, enquanto o norte se abre completamente para um lago linear de carpas e para o jardim. Uma série de quatro portas deslizantes se reúnem em uma extremidade revelando o lago de carpas e o jardim, dissolvendo o limiar entre o espaço interior e o exterior. A orientação estratégica também promove ventilação cruzada e brisas de sul para norte, mantendo a área de estar fresca nos intensos verões de Chennai.
O fluxo de espaços públicos no piso térreo inclui estar, jantar, família, cozinha, escritório e um quarto de hóspedes. A sala da família se espalha em uma ampla varanda que percorre o lago de carpas e o jardim norte. O nível superior da casa tem o quarto principal, uma área familiar aberta e dois quartos para crianças, cada um com vista para a copa das árvores ao sul ou para o jardim ao norte. A materialidade da casa tem grandes áreas de pedra cinza polida, pois o piso é compensado com madeira de nogueira em alguns quartos. Paredes de concreto moldado em destaque no quarto principal e na parede da escada complementam a linguagem do material.
Nos espaços interiores, nós queríamos usar cores que contrastassem bem com a casca de tom cinza suave, por conta disso usamos tons granada e ocre nos móveis e acessórios. A maioria dos tapetes são tecidos à mão em seda Saree, as pinturas são em óleo e acrílico pelos artistas indianos contemporâneos Rathin Burman, G.R. Iranna, C Douglas, Mahmud Husain, etc., e algumas antiguidades são provenientes da cidade velha de Kochi. A iluminação decorativa atua como o ponto focal da casa e é proveniente das marcas europeias LZF, Marketset e Louis Poulsen. A mobília foi customizada pela Khosla Associates.