-
Arquitetos: ACN Arquitectura, Montis Sastre Arquitectura
- Área: 321 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Lluís Bort
-
Fabricantes: AutoDesk, Cantera Can Casetes
Descrição enviada pela equipe de projeto. A intervenção situa-se na zona verde onde se encontra "Sa Cova Son Caulelles" em Pórtol (Marratxí, Maiorca) sobre um terreno muito irregular. Isto deve-se à existência de uma antiga pedreira de arenito que ao longo do tempo foi coberta por um manto de solo e vegetação luxuriante onde se destaca a existência do Pinheiro mediterrânico (Pinus halepensis).
O local objeto da ação é delimitado pela rua Costa i Llobera, o centro esportivo municipal e a residência geriátrica Son Caulelles, da qual pretende ser uma extensão, tornando-se um parque arqueológico.
A proposta consiste em um "promenade" sensorial e acessível, onde o usuário é cercado pelos cheiros e cores únicos da vegetação mediterrânea até chegar ao recanto do patrimônio mágico onde está localizada a caverna de arenito Son Caulelles. Esta experiência percorre um percurso adaptado que se ajusta à sua topografia acidentada e irregular, permitindo também ultrapassar os diferentes desníveis existentes. Além disso, oferece um caminho como se tivesse sido esculpido no mesmo terreno e por isso é definido por meio de uma laje de concreto desativado cor de terra. Ao mesmo tempo e como que do mesmo terreno, um meio-fio de arenito e um paredão de pedra seca (“marge”), muito comum nos limites do ambiente urbano-florestal do município de Marratxí, delimitam este caminho.
Continuando com a tradição construtiva e paisagística municipal com relação ao muro de pedra seca, tão característico das Ilhas Baleares, o único limite acessível a partir da rua foi definido por este tipo de muro. Ao mesmo tempo, o muro gera a fachada do projeto e define em suas duas extremidades as duas entradas para o sítio arqueológico através de dois marcos de arenito. A entrada principal é um prolongamento da residência geriátrica por onde o usuário acede, enquanto a entrada secundária é o acesso para trabalhos de manutenção.
Por fim, este parque arqueológico oferece dois maravilhosos locais de descanso para os usuário, um junto à entrada, onde um grande Pinus halepensis oferece sombra nas primeiras horas do dia, e outro, um pequeno banco em forma de "ágora" localizado na no final do percurso e orientado para a Cueva de Son Caulelles.