-
Arquitetos: Daisuke Motoki Architects
- Área: 111 m²
- Ano: 2020
-
Fabricantes: Nagoya Mosaic-Tile, Odelic, Sanwa Conpany
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa Hananashi-Goya está localizada em uma encosta levemente inclinada com vista para a cidade de Yamagata e para a cordilheira de Zao ao leste. A cidade costumava ser movimentada com atividades que envolviam o Castelo Yamanobe, santuários e lojas ao redor da prefeitura, mas devido ao esvaziamento e ao envelhecimento da população (um problema comum nos últimos anos nas cidades do Japão), o local está perdendo sua vivacidade.
O cliente - que queria inventar algo o qual animasse seu cotidiano e sua cidade - decidiu usar sua experiência na organização do Rakugo (tradicional narração de histórias cômicas japonesas) e outros eventos, para criar um salão de atividades e pousada onde eventos e festas pudessem acontecer. A pousada também serviria como camarim durante os eventos. Os hóspedes recebem o presente da cidade, e a cidade recebe a energia dos hóspedes. Com este ciclo, a cidade ganhará em felicidade. O objetivo não é apenas a prosperidade econômica, mas também a felicidade derivada da cultura e da natureza.
A casa de hóspedes do segundo andar é alongada na lateral norte-sul, com uma abertura no lado leste para aproveitar as vistas. Em frente à abertura há um deck de 4,2 metros de profundidade, elevado a 73 cm do solo para controlar as linhas de visão e oferecer uma vista tranquila da cordilheira de Zao. Finalizado com terra local, ele oferece um espaço tranquilo e digno. Pequenas janelas foram dispostas para deixar entrar a brisa predominante, que flui em direção à lateral oeste, onde estão localizados o sofá e a cama.
O salão do primeiro andar, que é usado para festas com até 50 pessoas ou aulas de culinária para cinco ou seis participantes, tem grandes aberturas que permitem o acesso ao exterior dependendo do uso. A planta aproveita o leve desnível do terreno e os paralelepípedos remanescentes no santuário, criando um ambiente tranquilo em harmonia com o entorno e o terreno.
Ao controlar a diferença de elevação e a linha de visão, a pousada aproxima as montanhas distantes que existem desde os tempos antigos, enquanto o salão se relaciona diretamente com a paisagem urbana que mudou ao longo do tempo. Esperamos que este lugar, onde coexistem a quietude e o movimento, a constância e a mudança, crie raízes ao longo do tempo e abrace generosamente anfitriões e hóspedes, pessoas e natureza.