-
Arquitetos: Célula
- Área: 508 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Nuno Almendra, Patrícia Chorão Ramalho
-
Fabricantes: Amorim, Deceuninck, Manuel Baleia Leitão, Primus Vitória, Projecto Mosaico, Viúva Lamego
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa do ínicio do século XX situada numa zona privilegiada de Lisboa ,composta por três pisos e garagem , com um esplendoroso jardim a tardoz. São várias as salas e saletas que a compoem, uma linda biblioteca virada para o jardim, três quartos e um piso inteiro de arrumos no sotão.
O projecto envolve uma renovação global, desafio maior de intervir pontualmente, introduzindo os elementos necessários a um modo de vida actual e confortável , sem estas alterações se sobreporem ao projecto original da casa. Com este propósito, foi feita uma seleção criteriosa na escolha de materiais para a execução da obra, dando-se também prioridade a materiais nacionais, alguns até de fabrico artesanal. O sotão é transformado para se destinar ao uso das crianças. Exclusivamente aqui opta-se por uma intervenção mais moderna , contrastando com os elementos existentes como as longas mansardas que assumem um desenho marcante neste piso.
No exterior, a tardoz, foi criado um novo espaço de estadia ao fundo, junto ao tanque adaptado hoje para banhos. Diluido na paisagem verde, o anexo ao fundo reflecte toda esta vegetação, através dos bonitos azulejos verdes da sua fachada. O frondoso jardim foi também renovado pela equipa paisagista, de forma crítica e cuidada, replantadas muitas espécies vegetais e criadas áreas de horta e estendal como complemento funcional à vivência da casa.