-
Arquitetos: en-route-architecture
- Área: 60 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Alina Lefa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Apesar da comunicação virtual, o diálogo público ainda necessita de uma plataforma física. Um espaço acessível, que possibilite o debate e a compreensão para serem coletivamente vivenciados. No contexto das eleições europeias, o projeto previa um pavilhão de informações que pudesse sediar eventos e proporcionar espaços para o intercâmbio de informações. Tais estruturas temporárias são frequentemente projetadas apenas para um evento ou períodos específicos e são eventualmente descartadas com pouca consideração para reutilização ou realocação. Projetar um pavilhão de informação neste contexto parecia, por um lado, desafiador e exigia, ao mesmo tempo, repensar o potencial de seu ciclo de vida.
O Podium Móvel foi concebido como uma plataforma pragmática e, ao mesmo tempo, espetacular para o debate e o intercâmbio público. Uma estrutura desmontável composta de dois contêineres de embarque padrão cortados diagonalmente, rotacionados 180 graus e sobrepostos. Duas estruturas de apoio adicionais são inseridas para emoldurar o balanço. A modificação dos contêineres de transporte marítimo, configurou um conjunto de assentos públicos em rampa e um espaço interno, encaixado sob os assentos. A arquibancada foi projetada para reuniões públicas enquanto o espaço inferior abriga funções de apoio e relativas a programas específicos. A cobertura inclinada completa visualmente a forma inferior e oferece sombra e proteção em vários climas. O pódio móvel foi projetado para ser desmontado e reinstalado em qualquer local com o uso de um caminhão de carga padrão.
O primeiro local a receber o Podium Móvel foi a Praça Klafthmonos, no centro de Atenas. Uma estrutura temporária por natureza, o espaço interno atuou como um centro de informação para atender as necessidades programáticas. A instalação enriquece o espaço público com um espaço de reunião ascendente, que se tornou um auditório ao ar livre. Uma plataforma para encontros, debates, palestras e troca de ideias. Distinguiu-se formalmente do ambiente ao se tornar um marco de forma estranha com origens muito funcionais. Um farol de atração notável que serve ao seu propósito como ponto de encontro.