-
Arquitetos: Sanjay Puri Architects
- Área: 920 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Dinesh Mehta
-
Fabricantes: Burberry Grey Marble, Flex Stone, Gessi, Ledos, Modular Kitchen, Olie Living, Siematic, Suco, The Wicker Story
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetada em um terreno de esquina com 622 m2 a partir de uma planta residencial típica de vila, a casa Mirai responde ao seu contexto quente e desértico de Rajastão, Índia. Pensando nessa localização, as faces sul e leste da casa têm um espaço aberto mínimo com vilas adjacentes a serem construídas no futuro. Os lados norte e oeste, que ficam em frente a um cruzamento rodoviário, têm mais espaços abertos com áreas ajardinadas e árvores existentes.
Projetada para uma família com 3 gerações vivendo juntas, a casa tem 3 andares com 4 dormitórios, 2 salas de estar, uma academia e um escritório. Os pés direitos do projeto variam com um interessante jogo de volumes em cada parte da casa, quartos com pé direito simples, sala de jantar de pé direito duplo e sala de estar com uma altura intermediária de 1,5 nível. Um envoltório curvo circunda a casa criando espaços semi-abertos ao longo de todo o perímetro com reentrâncias mais profundas nas fachadas voltadas para o jardim. Este envelope reduz substancialmente o ganho de calor, ao mesmo tempo em que cria esses espaços abertos protegidos ao redor da casa para cada cômodo.
Desenhada para amenizar o ganho de calor em resposta ao clima quente e ávido de sua localização, esta pele que envolve o projeto mantém toda a casa fresca nos meses quentes de verão com temperaturas superiores a 40°C durante 8 meses do ano. Esta casa escultural se adapta ao contexto do seu entorno, ao clima e às necessidades do proprietário criando um jogo interessante de volumes, espaços abertos, fechados e semi-fechados em todos os níveis.
O projeto cria espaços energeticamente eficientes com ganho de calor reduzido e luz natural indireta em cada parte da casa. Sua construção foi feita com tijolos de origem local, arenito e gesso calcário com artesãos locais e mão-de-obra contratada da vizinhança imediata, reciclagem e coleta de água da chuva, e painéis solares para geração de energia. A casa foi construída de forma sustentável e responde ao clima.