-
Arquitetos: CplusC Architectural Workshop
- Área: 523 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Murray Fredericks and Michael Lassman
-
Fabricantes: Sydney Kitchen Co
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nesta casa é difícil dizer se estamos dentro ou fora. O desenho "invertido" deliberadamente confunde a perspectiva ao dialogar com o exterior. A luz natural entra nos espaços de estar através das persianas e claraboias em ziguezague, criando um interior cativante, onde os belos detalhes da casa são revelados.
O local - Como é possível criar interesse visual dentro de um terreno incomumente longo e introspectivo, sem perspectivas e delimitado por dois armazéns? Esse foi o desafio de atualizar esta casa com terraço vitoriano e fachada dupla em McMahon’s Point, Sydney. Inspirados por duas ideias, o geodo (formação rochosa vulcânica) e a forma em ziguezague, os arquitetos projetaram um espaço de estar elevado e acessível que encanta os olhos e não possui vistas para o exterior.
Um geodo vivo - Sem vistas interessantes para serem reforçadas, o projeto da Casa ZZ Top é inspirado nos geodos - rochas que contêm cavidades ocas revestidas com cristais irregulares - para criar ambientes internos marcantes. Da mesma forma, a casa se abre, a partir de um exterior despretensioso, para revelar um espaço interno fascinante. Grelhas e claraboias de 3,8 metros de altura permitem a entrada de luz e ventilação neste mundo secreto, criando uma bela sinfonia de luz e sombra que varia de acordo com a estação e a hora do dia. A forma sanfonada comprime e conecta os vastos espaços, espirituosamente expressos por um recorrente padrão em ziguezague explorado nos pisos, nas janelas com persianas e até na bancada da cozinha.
O projeto - O desenho para a casa de quatro quartos, 2 banheiros e um lavabo manteve toda a edificação e o terraço original, transformando a maior parte do térreo em uma enorme área de estar que flui de dentro para fora. Alterar a entrada da fachada frontal para a lateral dá acesso instantâneo aos espaços posteriores criando uma primeira impressão marcante. No nível da entrada estão localizadas a cozinha e as salas de jantar, com persianas, claraboias e cavidades de iluminação vertical enfatizando os grandes espaços arejados. Um nível abaixo, a sala de estar transita para o espaço exterior coberto e para o jardim. Uma fogueira e bancos personalizados são os lugares perfeitos para desfrutar de um mural iluminado projetado na enorme parede do armazém durante a noite.
Invertendo a casa - Logo na entrada cria-se uma sensação dupla: estamos dentro ou fora? O desenho dissolve a sensação de estar dentro de casa com amplo uso de vidro. Com isso, os pontos de referência ao ar livre dialogam com o volume extraordinário dos espaços de estar para criar uma sensação amplitude. É como viver ao ar livre.
Sustentável - CplusC projetou e construiu esta casa com os recursos de sustentabilidade pelos quais a empresa é conhecida. A moradia tem um sistema solar de 10 kWh com o armazenamento de bateria Tesla e usa estratégias de ventilação cruzada, otimização de massa térmica, isolamento e energia solar passiva para atingir contas de eletricidade próximas de zero ao longo do ano. Pisos reciclados, tijolos prensados a seco e a própria restauração da edificação, em vez da sua demolição, são estratégias que reduziram a energia incorporada do projeto e criaram um interior infinitamente interessante.