-
Arquitetos: BRH+
- Área: 608 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Aldo Amoretti
-
Fabricantes: CGF Design, Fornace S.Anselmo srl, Fratelli Sartore srl, Luceper srl, Marzero spa, Sinergie srl, VMZINC, Velux spa
Descrição enviada pela equipe de projeto. O senso de responsabilidade como arquitetos sempre nos orienta na elaboração de um novo projeto, valorizando com extremo respeito a alma do local onde a edificação está inserida, tornando-a mais sustentável possível do ponto de vista ambiental e econômico. O projeto desta edificação, destinada a ser uma vinícola ecológica, foi uma oportunidade para encontrar soluções que minimizassem o impacto na paisagem, limitando escavações e deslocamentos.
Localizado em planalto natural, próximo a um declive existente, o volume se expande na horizontal seguindo as linhas de contorno da paisagem. A qualidade dos detalhes arquitetônicos alude ao cuidado com a produção artesanal do vinho. O caráter expressivo do território determina a seleção das cores da edificação, que representa o contato e a troca entre arquitetura e natureza. A paleta em tons castanhos remete às cores da terra, dos vinhedos e do mosto, contribuindo para realçar a identidade do local.
A escolha dos materiais de construção foi feita de forma a privilegiar a seleção de produtos locais e eco-sustentáveis, privilegiando soluções que reduzam a necessidade de manutenção e garantam que, numa eventual futura demolição da edificação, a recuperação e reciclagem do maior número de materiais de construção diminuam o impacto deixado pela obra.
O sistema construtivo consiste em uma estrutura de aço pré-fabricada que pode ser facilmente desmontada e totalmente reciclada. Isso significou uma redução significativa no tempo de construção permitindo que a edificação fosse concluída em oito meses.
A fachada, revestida em telhas de terracota marrom claro, com padrão horizontal, integra o volume ao ambiente natural, mimetizando a parede de rocha sedimentar com a textura em camadas. A escolha do revestimento feito em argila, com características de alta densidade, garante um alto desempenho térmico, aumentando a inércia com a atenuação das altas temperaturas no interior da edificação durante o verão.
A necessidade de energia para climatização da vinícola é minimizada aproveitando a inércia térmica do terreno existente contra o qual o volume foi posicionado, dissipando o calor da radiação solar através do sistema de paredes ventiladas na fachada e na cobertura. Os materiais isolantes são todos de origem natural: painéis de fibra de madeira, cânhamo e cortiça.
A produção de energia proveniente de fontes renováveis é garantida pelos painéis fotovoltaicos da cobertura plana e o consumo de água é reduzido com a reutilização das águas pluviais. Os detalhes de projeto das áreas funcionais servem para otimizar o processo de produção do vinho, respeitando as necessidades de quem utiliza as salas. As áreas funcionais dedicadas a cada atividade (recebimento das uvas, prensagem-maceração, fermentação, processo enológico, engarrafamento, armazenamento, ensaios, acondicionamento e expedição) criam um ambiente de trabalho saudável, proporcionando ventilação e luz natural indireta, com o objetivo de poupar energia e manter o conforto ambiental adequado. A sala de degustação é caracterizada por uma grande janela que conecta visualmente a edificação com a paisagem envolvente e os vinhedos.