-
Arquitetos: Kerstin Thompson Architects
- Área: 500 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Rory Gardiner
Objetivo e localização - Bundanon é um centro de artes criativas e educação. Seu objetivo é promover a apreciação e compreensão da paisagem e da arte, apoiando a pesquisa e celebrando a inventividade.
Presenteado ao povo australiano em 1993, por Arthur e Yvonne Boyd, a propriedade Bundanon está localizada em 1.000 hectares de mata com vista para o rio Shoalhaven, perto de Nowra, na terra dos povos Wodi Wodi e Yuin.
O projeto - O desenho conceitual gerou um conjunto de edifícios e paisagens que integram os muitos aspectos da história do local para funcionar como um rico conjunto de períodos históricos e culturais distintos na evolução do lugar. O volume responde à paisagem como tema e local do trabalho de Arthur Boyd e se baseia em interesses-chave evidentes em suas pinturas: as paisagens dinâmicas de fogo e inundação, o contraste e a interação entre paisagens naturais e culturais, indígenas e exóticas como inspirações fundamentais para a nova arquitetura.
O impacto das mudanças climáticas é sentido de forma aguda em Bundanon. Há apenas dois anos, durante um dos verões mais horrendos da Austrália, incêndios florestais devastaram a floresta ao redor deste local. Meses depois ocorreu uma inundação. Assim, as novas edificações, pensadas para resistência e resiliência, não poderiam ser mais oportunas em resposta a esta paisagem dinâmica moldada pelo fogo e pela água.
O projeto compreende dois novos volumes - o Museu de Arte incorporado à paisagem e "a Ponte", um Centro de Aprendizagem Criativa com alojamento de 160 metros de comprimento suspenso sobre um declive, como uma ponte inundada.
Este programa focado nos visitantes está localizado ao lado do histórico assentamento Boyd para criar um espaço centralizado e único. Edifícios novos e existentes são unidos por um pátio e hall de entrada.