-
Arquitetos: Nomic
- Área: 43 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ariel Serrano
-
Fabricantes: Dica, Eb Tecnica, Holcim, Philips, Solvex
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nos limites de San Ignacio, Nayarit, México, o escritório teve a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento dessa casa. Em um local onde a autoconstrução é significado de tradição, buscar uma integração adequada com o contexto e com a familiaridade do povo torna-se complexo devido à variedade de costumes.
O roteiro principal para a casa foi criar um jardim contínuo em torno dos espaços que segue o ritmo infantil da pequena Nicky. Esses jardins também estão dispostos de forma a iluminar e ventilar os espaços nos dias quentes. Cada corredor possui um caráter personalizado e cada curva no pátio contínuo comunica uma atmosfera diferente.
Todos os espaços se conectam a um jardim em um esforço de estendê-los na linha tênue entre exterior e interior. A cozinha, sala de estar e sala de jantar são unidas no mesmo ambiente que sela seu caráter com a luz zenital do pátio central. Esta configuração oferece uma sensação de amplitude aos reduzidos 43 m2 da casa.
Os espaços íntimos localizam-se na porção posterior do terreno, em um volume que atravessa o projeto com aberturas cujo ritmo contribui para distorcer a simetria geral da casa.
A materialidade do projeto coopera com o ambiente autoconstruído da região: concreto aparente, em blocos e elementos metálicos. A construção de Barajas foi um processo colaborativo com fornecedores e mão de obra locais que contribuíram com sua experiência em soluções construtivas durante e após sua entrega.
Parte do limite perimetral é composto por painéis metálicos expandidos e muros feitos com blocos de concreto como solução para as extremidades voltadas às janelas dos vizinhos. Os painéis também permitem a circulação do ar, bem como uma agradável transparência para o exterior onde o rio e a impressionante vegetação selvagem se encontram.