-
Arquitetos: MVRDV
- Ano: 2022
-
Fotografias:Suleiman Merchant
Descrição enviada pela equipe de projeto. MVRDV, trabalhando junto com o escritório StudioPOD, concluiu a construção do One Green Mile, transformando uma série de espaços negligenciados em baixo do viaduto Senapati Bapat Marg, em Mumbai. Ao transformar um elemento de concreto dominante da infraestrutura urbana em um espaço público para toda a comunidade local, o projeto adiciona comodidades e vegetação, elementos muito necessários, melhora a mobilidade urbana e cria uma forte identidade visual para a área. Em uma escala mais ampla, o projeto oferece uma abordagem replicável para o desenvolvimento urbano sustentável que afirma uma nova referência para espaços públicos subutilizados na metrópole indiana.
O viaduto Senapati Bapat Marg faz parte de uma série de vias principais que se estendem por mais de 11 quilômetros pelo coração de Mumbai, gerando poluição sonora significativa e criando barreiras entre áreas vizinhas, o que limita as opções de mobilidade. Junto a um programa desenvolvimento de escritórios na área, o escritório de arquitetura local StudioPOD foi encarregado pela Nucleus Office Parks de melhorar um trecho de 800 metros de paisagem urbana ao longo do viaduto. Para a parte mais transformadora desse projeto, um espaço não utilizado sob a própria estrutura do viaduto, eles convidaram o MVRDV para colaborar em um espaço comunitário que abordaria o impacto negativo do viaduto, respondendo à falta de vegetação e mobiliários urbanos da área.
StudioPOD inicialmente resolveu os perfis de tráfego e ruas e ajudou a definir o programa e identificar os grupos-alvo. Expandindo isso, o MVRDV projetou listras azuis sinuosas para criar uma identidade visual coesa usada em todos os elementos do espaço, criando um conceito para One Green Mile que oferece uma experiência espacial urbana agradável.
Uma paisagem pavimentada montanhosa transforma os recursos visuais bidimensionais em uma experiência espacial 3D, acomodando toda uma gama de programas diferentes e proporcionando uma atração física dinâmica. Cores de destaque visual em materiais e gráficos tornam todos os aspectos da intervenção reconhecíveis como um todo. O espaço é dividido em uma série de “salas” públicas com diversas funções: lounge, academia, área de estar com sombra, espaço de performance e sala de leitura. O plantio se estende por todo o espaço. A vegetação do projeto, apresentada em uma série de telas que revestem o espaço, um arco na entrada e em muros de contenção e plantadores, promove a biodiversidade ao mesmo tempo em que resfria os espaços e amortece a poluição sonora.
“Talvez um dia vejamos o fim das estradas barulhentas e desagradáveis que cortam nossas cidades, mas por enquanto elas ainda são um mal necessário, infelizmente. Algo que é mais frequente em Mumbai quando comparado com a maioria das cidades”, Stefan de Koning, sócio do MVRDV. “One Green Mile fez a pergunta: e se esperássemos que as rodovias devolvessem algo aos lugares que cortam? Um viaduto pode fornecer alguma sombra em uma cidade quente e cria uma pequena área de terra que não pode ser desenvolvida com edifícios altos. Não é uma ideia tão maluca transformar isso em um espaço público.”
O projeto melhora as conexões para pedestres e ciclistas para tornar a área mais confortável e acessível. Pavimentos, ciclovias e faixas de pedestres luminosas e em grande escala promovem o acesso e a segurança. Melhora a acessibilidade com a incorporação de uma rede de mobilidade ininterrupta e um hub de mobilidade para estimular o ciclismo. O conceito de iluminação da área trabalha em conjunto com elementos programáticos e recursos de mobiliário urbano para tornar o local reconhecível e garantir segurança 24 horas por dia.
O projeto exemplifica uma abordagem de economia circular. Ao utilizar o espaço por baixo, o próprio viaduto aumenta seu valor, além de transportar automóveis, adquire uma nova finalidade como espaço público abrigado e ocupado. Os recursos de engenharia armazenam e filtram a água das monções para irrigar a extensa rede de plantas da One Green Mile. Com seu foco em espaços públicos verdes sombreados e inclusivos, o One Green Mile pode ser facilmente repetido em outros lugares da cidade. Para o projeto atual, uma futura extensão planejada expandirá a revitalização do espaço público para 3 quilômetros do trecho total de 11,22 quilômetros do viaduto, que se estende do hipódromo Mahalaxmi de Mumbai até a região de mangue de Dharavi.