- Área: 1000 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Cristóbal Palma
-
Fabricantes: Armalum, AutoDesk
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício foi solicitado em meio à pandemia pelo Instituto ARCOS de Educação Profissional para sua sede localizada em Peñalolén, Santiago do Chile, e seu objetivo era expandir sua infra-estrutura para poder abrigar seus alunos de acordo com as novas demandas que se apresentam. Uma das principais exigências era que ela deveria ser executada rapidamente e a baixo custo. Esse pressuposto levou à busca de um equilíbrio entre a máxima eficiência e o mínimo esforço. Foi projetado como um "parasita" do antigo edifício, que é alimentado pelos serviços existentes, tanto redes elétricas, escadas, corredores, elevadores, etc. Em outras palavras, ela não tem serviços próprios.
O edifício consiste em uma tipologia estrutural de ferro com lajes de concreto, divisórias em drywall, revestimentos metálicos e painéis de vidro.
A estrutura sólida de ferro foi concebida como um exosqueleto com uma trama regular e simples.
Os corredores foram dispostos na direção ao norte, e foram aproveitados também como beiral para o sol, protegendo assim a fachada de vidro. Por conta dessa abertura para o norte, o projeto buscou um equilíbrio de luminosidade, colocando também divisórias de vidro em direção ao sul, favorecendo assim os sistemas naturais de iluminação e ventilação.
Na cobertura foi instalado um telhado com inclinação adequada para o uso de painéis solares para atender as demandas de energia do edifício.
O projeto inclui ainda um pátio coberto no primeiro andar, para que as atividades recreativas fiquem protegidas no inverno e no verão.
Este projeto está enquadrado dentro do conceito Brutalista Hi-Tec, um conceito cunhado por Juan Pablo Alvarado, arquiteto responsável pelo +.0, que faz uma busca estética a partir do mesmo material em seu estado primário e reconhece o vazio como um elemento articulador que permite que estes materiais se expressem, assim como a técnica de construção, a luz, o uso, a forma e seu significado. A tensão dos contrastes sintetiza o resultado de suas obras, reconhecendo as dicotomias como elementos favoráveis que destacam a forma.