-
Arquitetos: FFFAAARRR
- Área: 1200 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Ernest Theofilus
Descrição enviada pela equipe de projeto. Kos Haji Baun é um dos muitos Kos (um termo usado na Indonésia que se refere a um pequeno apartamento) na área de Lebak Bulus, uma área nobre no sul de Jacarta. Localizada perto de Simatupang, uma área repleta de edifícios de escritórios e acesso à estação de Lebak Bulus. A área de Haji Baun experimentou um rápido aumento na demanda por Kos nos últimos 5 anos. Por conta disso, o objetivo do cliente era diferenciar sua propriedade das demais da região para que seu Kos pudesse competir no mercado. Por ser um negócio familiar, o cliente exigiu qualidade em vez de quantidade, o que significa limitar o número de quartos para fins de eficiência de gestão, criando mais espaços comuns e abertos para os moradores compartilharem. Este foi um dos principais pedidos para o projeto e que acabou se tornando o cerne de nossa abordagem.
Durante o processo, discutimos as possibilidades de experiências espaciais em pequenos espaços privados de convivência e a relação entre os inquilinos. O processo de projeto começou do interior para o exterior do edifício, repensando a menor unidade de um Kos, que é o quarto. Nos distanciamos dos tamanhos típicos de salas (de proporções 1:1, 1:2 ou 2:3) e exploramos variações de geometrias de layout. Interessou-nos focar em proporções de espaço estreitas e longas, que medem 2 metros de largura, o comprimento exato de uma cama. Exploramos múltiplas combinações da forma da unidade habitacional e isso resultou não apenas em espaços lineares, mas também em espaços em forma em cruz, cada uma com um mezanino.
A dimensão do tipo de quarto linear (-) é de 2 m x 7 m e o tipo de quarto em forma de cruz (+) é uma combinação de duas massas com as dimensões de 2 m x 6 m e 2 m x 4 m. Um total de 14 quartos, 6 unidades do tipo (-) e 8 unidades do tipo (+), estão presentes nos dois pisos superiores. As do tipo (-) são dispostas com o lado mais curto voltado um para o outro, a área da cama para atender a área do banheiro do móvel ao lado, enquanto na disposição do tipo (+), são possíveis vazios entre duas unidades, o que garante mais privacidade aos inquilinos.
O terreno é de aproximadamente 800 metros quadrados, podendo-se construir até 1200 metros quadrados. O recuo entre o edifício e a rua é usado para situar vagas de estacionamento para carros e motocicletas. O edifício também oferece outras instalações, como bancos comunitários ao ar livre no térreo, uma pequena copa e área de jantar em cada andar, um salão de uso misto e uma área de estar para o assistente do proprietário. O piso térreo é destinado a atividades comuns separadas das salas privadas acima, no primeiro e no segundo andar. Os quartos com amplas janelas estão voltados para o leste e a fachada do edifício voltada para o oeste é totalmente coberta por treliças de tijolos expostos para diminuir o aquecimento dos apartamentos pela irradiação solar.
Juntamente com a materialidade dos tijolos vermelhos, corredores ao ar livre e vazios repetitivos são utilizados no projeto para estabelecer seu caráter arquitetônico. Este projeto imagina um espaço temporário para jovens na cidade de Jacarta, voltando para um lugar longe de suas famílias após um longo dia de trabalho e se deslocando no engarrafamento, ou melhor ainda, espaço privado e espaço de trabalho simultaneamente. Imaginamos espaços abertos, materiais terroso, vegetação e um lugar que você orgulhosamente chama de lar.