-
Arquitetos: Nguyen Khai Architects & Associates
- Área: 55 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
-
Fabricantes: American Standard, Malloca, Toto
“Queremos construir uma casa onde nós dois possamos passar o resto de nossas vidas felizes e em paz.” Disse-nos o proprietário da Labri no início deste projeto residencial. Eles formam um casal com mais de 55 anos, período em que a maioria dos vietnamitas começa a pensar em aposentadoria. Possuíam um terreno de 100 m2, localizado no final de uma pequena rua dentro da cidadela de Hue, separado por uma das nove lagoas da região, posição perfeita para desenvolvermos a ideia que tivemos após ouvir suas sugestões.
Como o nome diz, Labri é literalmente um abrigo secreto, que não é fácil de ser encontrado nem no mapa, nem mesmo na prática. Ao olhar para a casa, se tem a sensação de que ela não foi construída pela mão de humanos, é original e apenas cresceu aleatoriamente, tão natural quanto a árvore que surge da terra. Ela é composta por quatro blocos cobertos por três camadas que são vidro, videiras e concreto respectivamente de fora para dentro, árvores na cobertura, um único nível e apenas 55 m² são algumas das características da casa.
Além dos humanos, existem outras criaturas vivendo dentro deste abrigo, ou podemos chamar de floresta. Há pássaros, borboletas e árvores que compõem a maioria dos seres vivos. Entre eles, as videiras são as mais especiais. Elas gradualmente sobem e se entrelaçam em torno de cada bloco, criando uma parede verde para obter privacidade e ajudar a equilibrar o ar. Jasmim-manga é uma planta local que acreditamos ser mais adequada para crescer na cobertura. Floresce na primavera, torna-se frondosa no verão e perde suas folhas quando chega o inverno. Durante a estação seca em Hue, a jasmim-manga estende seus galhos para cobrir a casa contra a luz solar intensa. Quando a estação chuvosa vem junto com muitas tempestades e chuvas fortes, as jasmim-mangas nuas ficam paradas e ilesas.
Quatro blocos, com diferentes alturas, são posicionados aleatoriamente e rotacionados em diferentes ângulos com base na existência de alguns elementos no local. Todos são conectados por caminhos e acessíveis através de escadas fixas. Fazer um passeio até a cobertura da casa é como caminhar pela serra ondulante. Nessas montanhas existem quatro "cavernas" feitas de vidro recebem muita luz natural e ventilação para acomodar todos os moradores. O interior dos blocos de estar/jantar, da cozinha, do banheiro e do bloco de dormir são projetados de acordo com as necessidades básicas, mantendo a estética mínima.
Não há limites na casa, nem paredes internas para separar os espaços, nem externas para bloquear a edificação do mundo exterior. Os moradores podem ver através de todos os espaços, da cozinha ao espaço de dormir, do jardim frontal aos pátios e até a jasmim-manga na cobertura. Por mais romântico que possa ser, ele podem observar a lua e as estrelas na cama à noite ou as gotas de chuva escorrendo no vidro.
É muito gratificante respirar entre a natureza e voltar ao antigo estilo de vida quando tudo é tão simples quanto costumava ser. Acreditamos que a existência do minimalismo na forma como pensamos, sentimos e agimos nos levará ao valor sustentável. Labri é uma casa para quem quer encontrar a paz interior e reconhecer a nossa origem como amantes da natureza.