-
Arquitetos: Estúdio Zargos
- Área: 330 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Jomar Bragança
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um tradicional bairro de Belo Horizonte, carregado de histórias e valores, a Casa Floresta é a união entre passado e presente, o antigo e o novo, uma edificação outrora esquecida, ressurgindo com novos moradores em meio ao bairro Floresta.
Um dos últimos redutos da capital mineira que, sem perder a elegância e a sofisticação, traz o passado ao presente, edificações centenárias vestidas de jovialidade: esse é o presente e será o futuro. Traços antigos juntos a materiais novos, contemporaneidade não está no volume do edifício, sim no ressignificar.
O projeto transita entre a preservação dos valores volumétricos e austeridade dos materiais contemporâneos. O primeiro desafio foi reverter a demanda inicial de demolir completamente a edificação existente, pois as formas e proporções originais desse projeto atravessam décadas e nos contam a história de uma cidade acolhedora e receptiva, assim como o bairro, sem perder de vista o objetivo principal, tornar a Casa Floresta muito mais do que uma casa, um lar.