-
Arquitetos: mome.estudio
- Área: 81 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:hiperfocal
-
Fabricantes: Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, FARO Barcelona, JUNG, RCR deco, Untercio, Untercio
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto [EMB], localizado no centro de Madrid, era anteriormente um espaço aberto onde todos os elementos que compõem uma moradia tiveram de ser introduzidos, incluindo a possibilidade de dois quartos e uma área de trabalho. O programa é resolvido por meio de apenas dois elementos arquitectônicos.
O primeiro é uma divisória que serve como armazenamento, separação entre os espaços e área de trabalho flexível tanto no quarto como na sala de estar. Esta tira de madeira natural de carvalho cruza a habitação longitudinalmente ao longo de um percurso curvo, assegurando assim que a área do quarto e do armário não invada a área da cozinha e da sala de jantar, tornando a área comum da habitação num espaço fluido onde a cozinha - sala de jantar - sala de estar segue uma após a outra de uma forma natural.
O segundo é um módulo que absorve elementos de instalações existentes e está ancorado à habitação, integrando-se nela, mantendo a continuidade dos acabamentos. No seu interior aloja o banheiro, enquanto o seu perímetro inclui uma cama retrátil que dá a possibilidade de criar um segundo quarto com o apoio de uma cortina que cria espaços diferenciados.
O programa flexível do apartamento é completado através do desenho personalizado de duas peças de mobiliário: um sofá que se adapta ao espaço da sala e às suas utilizações e que pode até ser separado para criar salas diferenciadas; e uma mesa insular que se integra na sala de jantar e no espaço da cozinha em posições diferentes para satisfazer as necessidades de ambas as áreas.
O revestimento contínuo de toda a casa e a sua distribuição significa que a luz pode passar através dela ao longo do dia, refletindo sobre as superfícies de luz e criando atmosferas diferentes que se sucedem umas após as outras.