-
Arquitetos: Meridian 105 Architecture
- Área: 2787 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Justin Martin Photography, AT Media
-
Fabricantes: Granada Tile, Manko Window Systems, Summit Brick Company, Wolf Gordon
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Berkeley é um hotel boutique de três andares localizado em uma rua principal e comercial de pequena escala em um bairro predominantemente residencial no coração do noroeste de Denver, EUA. O projeto apresenta 17 suítes de luxo, uma padaria de 290 metros quadrados, espaços de escritório e estacionamento.
A conectividade é o tema central do projeto, com um conceito de plantas e aberturas que conectam os ocupantes ao ar livre, à luz, à natureza e à comunidade do bairro. Em um esforço para criar um espaço significativo e conectado, varandas de vários andares foram incorporadas ao projeto como uma releitura contemporânea dos edifícios que se alinham nas ruas de French Quarter em Nova Orleans. Devido às varandas, os hóspedes são atraídos para o exterior, promovendo a interação entre os habitantes do edifício e as pessoas no nível da rua.
A fachada em camadas composta por uma tela de tijolos exclusiva e um exoesqueleto de concreto fornece acesso visual à paisagem urbana, mas também permite privacidade quando necessário. As telas de tijolos multifuncionais também criam limites de circulação e proporcionam sombreamento para a luz do sol à tarde. Os materiais exteriores foram selecionados para transmitir autenticidade e uma qualidade artesanal complementar à escala do bairro.
Em todo o interior, a luz natural permeia profundamente a planta do edifício através de um átrio de pé-direito duplo com claraboia, em torno do qual estão organizadas as suítes do hotel e os corredores de circulação. Um deck na cobertura oferece espaço comum adicional para os hóspedes do hotel.
A estrutura do edifício incorpora lajes de concreto pós-tensionadas que se estendem de uma malha interna a um esqueleto externo. Essa abordagem permitiu que o sistema estrutural se tornasse um recurso de projeto, possibilitando uma diminuição na quantidade de pilares dentro das suítes do hotel. O esqueleto externo cria o limite da varanda e funciona como uma armadura que sustenta a tela de tijolos.