-
Arquitetos: Pascali Semerdjian Arquitetos
- Área: 110 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Ricardo Bassetti
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no Bairro da Barra Funda em São Paulo, o Apartamento RR foi projetado para um casal sem filhos. Inicialmente procuramos atender as demandas do programa proposto e a partir daí otimizarmos as soluções da forma que achássemos adequado.
O projeto possui alguns elementos especiais que aconteceram ao longo do seu desenvolvimento e após a conclusão da planta. Marcamos alguns desses elementos com curvas, como por exemplo a varanda da churrasqueira em madeira pelo lado interno e branca pelo lado da sala, como se tivéssemos um miolo e uma casca. Esse mesmo conceito surge de uma forma diferente nos armários que formam um volume próximos à cozinha: uma quina em madeira aflora de duas curvas brancas em um plano. Sem curvas, mas com o mesmo conceito da casca, temos um plano de madeira sobre a cozinha que projeta luz indireta no ambiente e serve como apoio e prateleiras.
Outro pedido do cliente foi para que empregássemos cores no projeto de alguma maneira inusitada. Fizemos então o forro do banheiro do casal em um tom de rosa e com uma sutil curvatura em suas quinas. Utilizando rejunte rosa, deixamos uma impressão de que a tinta do forro escorre e preenche os espaços entre os azulejos.
Houve uma incompatibilidade inicial entre as informações fornecidas pela construtora e o que de fato estava construído no apartamento. Com o início do projeto antes da entrega das obras, tivemos que refazer trechos do projeto para adaptá-lo à realidade do local. Essas mudanças tiveram que ser reaprovadas pelo cliente, o que acaba sempre gerando alguma frustração, já que a primeira solução costuma criar uma paixão inicial.
De maneira geral, o Apartamento foi construído de forma bem convencional com paredes em alvenaria, forro de gesso etc. Porém utilizamos aqui o piso em porcelanato em todos os espaços, não a pedido do cliente, mas sim por “eliminação”. Os pré-requisitos do cliente para esse piso – frio, bom custo benefício, estável e sem possibilidades de trincas no futuro e de fácil limpeza e manutenção nos levou ao porcelanato. A marcenaria é toda em Freijó e pintura gofrato branca.
A planta do Apartamento não nos permitia grandes mudanças especialmente por interferências estruturais. Então sua configuração principal como a localização dos cômodos foi mantida. Alteramos circulações e acessos aos ambientes bem como integramos a cozinha ao estar, que era um pedido direto do cliente. A varanda foi também integrada ao estar através de seu envidraçamento, porém visualmente “separada” através de seu formato curvo.