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Arquitetos: Christophe Rousselle Architecte
- Área: 2645 m²
- Ano: 2022
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Fotografias:Takuji Shimmura

Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta para este projeto em Ville de Cranves-Sales, França, é aproveitar ao máximo a dupla inclinação do terreno através da construção de "duas escolas" desenvolvidas em dois terraços distintos, ambos com vista privilegiada sobre o seu entorno.

O acesso principal, localizado ao sul, é delimitado por uma cobertura com vista para o pátio e serve de entrada à escola primária, às salas de aula para atividades extracurriculares e à ampla sala multiusos, oferecendo assim uma maior flexibilidade na utilização dos equipamentos.


Na busca por adequar-se da melhor maneira possível ao contexto, o projeto propõe volumes fragmentados de acordo com cada programa, permitindo assim uma escala mais apropriada para os diferentes usos, minimizando a noção equivocada de um "grande elemento deslocado", criando uma escola urbana, em um ambiente mais denso.

Visível desde o ponto mais alto do volume, o projeto incorpora coberturas inclinadas que se conectam com a vegetação e, assim, garantem o perfeito fechamento desta quinta fachada e sua integração ao patrimônio arquitetônico local.

A segurança do usuário é uma das razões pelas quais se decidiu dividir a escola em dois níveis distintos: para que cada sala de aula pudesse interagir com o exterior, gerando assim percursos mais diretos e amigáveis. Além disso, ao contrário do primeiro nível, a inclinação do terreno exigia a criação de um nível mais baixo, para não se tornar um grande aterro. A paisagem proposta, portanto, é a de um fragmento de floresta local com volumes de pedra sobrepostos.



As espécies locais são de rápido desenvolvimento, oferecendo em apenas 7 anos o registro imutável de uma paisagem que se mescla com a localização da edificação em total equilíbrio, considerando o volume de vegetação em relação ao volume da edificação.

De acordo com essa lógica, os dois pátios são planos e permitem amplos espaços lúdicos e paisagísticos próximos às instalações. A escola é um ponto central na paisagem cercada pelas serras circundantes.

A materialidade da escola busca promover a durabilidade ao longo do tempo e o interior altamente variado é potencializado com o uso de cores vibrantes ao mesmo tempo em que reforça a sensação de aconchego com o uso da madeira em todas as áreas comuns e no piso.
