-
Arquitetos: Vaillo + Irigaray Architects
- Área: 2500 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Rubén Perez Bescos
-
Fabricantes: Arcelor Mittal, Cortizo, Guardian Glass, Montejo, Pladur, Ripia, Roper puertas metálicas, Velux
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado próximo a uma floresta, entre o núcleo tradicional urbano e uma nova área em desenvolvimento de uma pequena cidade na bacia de Pamplona, Espanha. A singularidade tipológica reside na inclusão de habitações “sobrepostas”, - 6 por andar em 3 alturas -, aparentemente resolvidas dentro da habitação unifamiliar. Isso proporciona uma imagem próxima à casa tradicional, de acordo com a volumetria das moradias no núcleo urbano.
A distorção da escala é causada pela extrusão da seção, e é acentuada pelas encostas em contato com o solo, bem como pela sombra gerada devido a grande profundidade dos terraços. A adaptação topográfica é resolvida por meio de taludes vegetados, -evitando fechamentos e muros -, impondo um desdobramento do solo, encurtando visualmente o trecho construído. O envoltório que compõe o volume também gestualiza a sua posição quanto à orientação, fechando-se ao norte e abrindo-se ao sul. A fachada norte é resolvida por janelas aleatórias, rasgadas em retângulos estreitos, procurando uma relação rítmica com os troncos das árvores da floresta para a qual se orientam. A fachada sul é resolvida por meio de profundos terraços contínuos.
O envoltório da casa é composto por um único material, fachadas e telhado feitos de aço nervurado perfilado. A cor bronze fornece uma imagem e textura variável dependendo da quantidade de luz solar, estação do ano ou hora do dia.