-
Arquitetos: Wellard Architects
- Área: 310 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Derek Swalwell
-
Fabricantes: Artedomus, Austral Bricks, Britton Timbers, Mentone Premix
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto envolveu alterações substanciais e acréscimos a uma casa já existente, tombada como patrimônio, no subúrbio de Clifton Hill, no centro da cidade de Melbourne, Austrália. Ocupando um terreno de esquina proeminente, a casa Northside ofereceu uma oportunidade para explorar alterações e adições sensíveis a uma casa intacta da era da Federação para uma jovem família de quatro pessoas.
Como artistas ávidos, o projeto deveria equilibrar um alto grau de privacidade e refúgio, proporcionando também a capacidade de se abrir completamente, acolhendo calorosamente a família, amigos e moradores locais. As formas construídas adicionais seguem um volume semelhante ao telhado inclinado das casas existentes, para preservar e respeitar a linguagem patrimonial da propriedade em questão e seus vizinhos.
A localização na esquina nos levou a examinar a inclinação do telhado existente altamente visível e como isso pode informar nossa(s) nova(s) adição(ões). A alvenaria vermelha da casa existente estava em excelentes condições e queríamos conectá-la à nossa extensão. A escolha de telhas de terracota pareceu representar nossas ideias para uma nova forma ao lado desse tecido histórico intacto sendo tanto um material familiar quanto algo bastante novo e inesperado.
Uma estrutura envidraçada que percorre a parede externa norte, formando uma janela para a cozinha, ao longo da linha do telhado, traz luz ao coração da nova adição através de um espaço de pé-direito duplo no qual a escada está localizada. Esta janela de "junção" demarca o tecido original da edificação e nossa nova adição permitindo que o jogo de luz e sombra altere os espaços internos da edificação ao longo do dia, tanto no nível do solo quanto no primeiro andar.
A paixão do nosso cliente pela arte, com uma coleção cada vez maior de pinturas e esculturas, viu a necessidade de paredes extensas e ininterruptas para expor sua coleção. Foram utilizadas lajes de pedra natural com tons e texturas marcantes integradas para que a própria arquitetura seja uma escultura em si.