Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Bodega Vespucci consiste na transformação de uma antiga adega em um loft com três suítes.
Formando um triângulo entre Sevilha e o Estreito de Gibraltar, a bodega está localizada em Puerto de Santa Maria, na região de Cádis, e faz fronteira com o Oceano Atlântico. Devido à sua localização ideal e ensolarada, a bodega apresenta luz suficiente graças à sua ligação direta a um pátio exterior que funciona como uma grande clarabóia, apesar de estar localizada no subsolo.
A estrutura foi conservada exclusivamente em concreto. A ideia era trabalhar com o espaço existente de forma a valorizar a matéria-prima. O conceito do projeto consiste em maximizar o pé-direito duplo, valorizando-o a partir de uma caixa de vidro no centro do espaço. Para tal, os elementos minimalistas contemporâneos são discretamente apoiados sobre a estrutura existente.
Um novo volume, uma "caixa de vidro", tem lugar contra as colunas de concreto existentes, suportadas por uma nova estrutura de aço que dá a impressão de estar em balanço e flutuar no ar. O vidro é composto por perfis invisíveis para acentuar o aspecto minimalista do projeto. Este volume comporta dois das três suítes. Um sistema de climatização reforçado permite a renovação contínua do ar.
O acesso à caixa de vidro é possível graças a uma nova escada de concreto. Os degraus são materializados por blocos retangulares em balanço apoiados na parede lateral. Foram fixados no concreto com barras de reforço em aço. Esta escadaria reforça a ideia de elementos flutuantes. Os dois quartos são servidos por um corredor posterior invisível a partir do espaço principal.
O espaço da cozinha está abaixo da caixa de vidro e a sala está situada na área de pé-direito duplo (5m de altura) com acesso direto ao pátio exterior, beneficiando assim de luz natural direta.
O leitmotiv do projeto foi portanto, que cada nova intervenção é permanente mas dá a impressão de estar flutuando, graças a uma nova estrutura escondida pela existente. Este elemento dá ao apartamento uma sensação de leveza, reforçada pela materialidade do vidro, que contrasta com o aspecto maciço e rugoso do concreto.