-
Arquitetos: Nitsche Arquitetos
- Ano: 2020
-
Fotografias:André Scarpa, Nitsche Arquitetos
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um "projeto instalação", que atende as questões relacionadas à arquitetura e ao mesmo tempo é uma instalação de arte e intervenção urbana.
Um dos pontos mais interessantes do projeto foi o uso inusitado dos materiais na composição da fachada. A idéia foi subverter e transformar uma corrente em um objeto lúdico, colorido, leve e transparente, que também fosse interativo e sensorial.
Por ser maleável e leve, as correntes se adequaram perfeitamente ao formato curvilíneo do lote de esquina, criando uma espécie de "fachada cortina" que permite a livre circulação das pessoas pelo espaço. A idéia de dentro e fora se desfaz com o balançar da fachada ao vento. Os elementos luminosos valorizam as transparências e fazem menção ao ambiente urbano da cidade. Foram usadas na execução do projeto elementos construtivos metálicos pré-fabricados e modulares, leves e de rápida montagem.
A fachada foi executada com correntes plásticas multicolores, fixadas lado a lado em uma cantoneira metálica e iluminadas por uma fita de led, formando um enorme gradiente colorido que se destaca na paisagem urbana.
Como a transformação da esquina não será permanente, a sensação que fica é a de transformar as pessoas e a maneira delas entenderem o espaço urbano, mostrando um novo ponto de vista tanto no uso inusitado dos materiais e sistemas construtivos, como no jeito de usar a própria cidade.