-
Arquitetos: Douglas Angeoletto, Vic Calil Arquitetura
- Área: 230 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Maura Mello
-
Fabricantes: AR Marcenaria, CASA FRATO, Casa Trópico, Cia da Iluminação, Cremme, Estúdio Bola, Fernando Jaeger, Granos, Koord, L´oeil, PAU PAU PISOS, Quartos e etc, REKA, Sulfrio Ar condicionados, Uniflex, Venerdecor, Yamamura
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um projeto elegante, atemporal e com cara de casa, esse foi o pedido dos clientes. Partimos da ótima estrutura existente de um apartamento com seus 230m² bem distribuídos, onde alterações pontuais foram realizadas na planta apenas para garantir uma melhor fluidez, máximo aproveitamento do espaço e integração dos ambientes.
Os espaços para nós são sempre os mais conectados e amplos possíveis, assim abrimos a varanda e transformamos ela num bar integrado com a sala de estar, sala da lareira e do jantar. O que permitiu os espaços serem mais íntimos ou conexos, para poucas ou muitas pessoas, seja qual for a ocasião. Uma casa para ser vivida e também para receber bem, assim como eles queriam.
Os clientes têm uma paixão por madeira, aqui utilizamos ela em suas diversas possibilidades, abraçando a área social por inteiro, acolhendo todo esse lar. Seja no assoalho em Tauari natural do piso com suas longas e disformes réguas, na estante em carvalho com um desenho único, repleta de cheios e vazios que se acomodam como poesia sendo plano de fundo funcional e estético, ou no delicado forro ripado que delimita o espaço do bar. A madeira foi protagonista.
A personalidade do casal pediu elementos claros e limpos, o que determinou a predominância do branco e cinza de forma leve nos diferentes materiais e elementos desse ambiente social, mas interrompido por pontos de imprevisibilidade e personalidade que contrasta e valoriza essa base neutra, como o hall surpreendentemente colorido. Para dar originalidade, impacto e acentuar o caráter único dos clientes, um toque de cor foi solicitado, então o azul alegre e seguro foi escolhido para dar boas-vindas a todos que entram pelo hall social.
Um painel em marcenaria azul foi desenhado para compor o conjunto do elevador, mimetizando a porta de acesso do apartamento, paredes e forro criando um só volume. O azul se encontra com o painel de carvalho que também mimetiza as portas da área intima, do lavabo e se transforma numa estante contornando todo o perímetro da sala de estar.
Na cozinha o azul também aparece, chegando dessa vez pela porta de serviço. O foco aqui era função, fazer caber toda a necessidade e demanda de uma família numa cozinha corredor, e a cor mais uma vez trouxe beleza e identidade para a cozinha toda branca. A tranquilidade das paredes brancas ocorre por todo o apartamento, e aqui no quarto do casal ela vem acompanhada de toques quentes da folha de madeira que contorna e abriga o home office, dos móveis em couro e do estofado da cama.
O banheiro do casal foi desenhado e composto inteiro por granito branco Alpha escovado, este é um show a parte. Paredes, piso, cuba esculpida, nichos se contrapõem com a madeira natural trazendo toque de textura em uma paleta neutra para a madeira reinar mais uma vez. O projeto foi pensado em todas as escalas, trazendo desenhos personalizados e autorais dos arquitetos em todas elas.