-
Arquitetos: One University One Village
- Área: 345 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Ce Wang
Descrição enviada pela equipe de projeto. Dahei New Village está localizado na cidade de Kunming, China, e grande parte dos moradores locais são da minoria étnica de Yi. As edificações vernaculares são construídas principalmente em terra e algumas se encontram atualmente em mau estado de conservação. A equipe da One University One Village (1U1V) realizou uma série de projetos de reforma nas edificações de taipa e desenvolveu um conjunto de estratégias inovadoras que são reconhecidas para atender às necessidades locais. Gongfang (salão comunitário) é um espaço de atividades multiuso que os moradores usam para realizar eventos como casamentos, funerais e festivais. No entanto, o antigo salão comunitário estava muito defasado e apresentava riscos de segurança. A equipe 1U1V travou um acordo com o governo do município para reconstruí-lo usando tecnologia inovadora de taipa antissísmica, a fim de fornecer um ambiente mais seguro, confortável, funcional e artístico para os moradores.
O centro comunitário recém-projetado foi inserido no mesmo local do antigo e compreende o espaço exterior, o salão e a cozinha. Seus espaços de circulação e layouts são baseados no estilo de vida dos moradores e no design do centro comunitário original. As paredes do volume são abalroadas com terra escavada do local. Para melhorar seu desempenho sísmico, a terra é misturada adequadamente com areia e cascalho, de acordo com a análise do tamanho das partículas do solo. Nenhum produto químico, como cimento ou outro estabilizante, foi adicionado à parede. Com isso, os materiais podem ser facilmente reciclados ou devolvidos à natureza.
Devido à baixa viscosidade da terra bruta local, colunas de aço são usadas para reforçar a estrutura. Ou seja, a edificação é composta por colunas de aço, fundação de concreto e vigas de aterramento para garantir a segurança sísmica do volume. A tecnologia inovadora acima mencionada foi testada e verificada pelo Earthquake Engineering Research Institute da Kunming University of Science and Technology e Terra Center de 1U1V por meio de muitos experimentos e projetos.
Para atender aos requisitos do projeto em relação à iluminação natural, durabilidade e estética, a treliça do telhado adota uma estrutura de bambu. Terra bruta e bambu - menor energia incorporada e baixa emissão de carbono - combinados com estratégias passivas como iluminação e ventilação natural, além da parede de massa térmica, garantem um impacto ambiental muito baixo em todo o ciclo de vida da edificação.
A obra é feita em conjunto com a equipe de construção de mulheres 1U1V e os moradores locais. A estratégia de "alta ciência, baixa tecnologia", com o princípio "materiais locais, tecnologia local, mão de obra local" é significativa para melhorar o desenvolvimento sustentável ambiental, econômico e social da área rural.