Descrição enviada pela equipe de projeto. A paisagem verde e selvagem de Creta e a riqueza e herança do artesanato tradicional definem este novo projeto residencial totalmente contemporâneo da Block722. Localizado aos pés da montanha Thrypti, no lado leste da ilha grega, o projeto é uma encomenda de um cliente privado que previa uma casa de 280 m² em um declive, incluindo dois quartos e áreas externas generosas.
Equilibrar as necessidades do briefing com o cenário natural que combina vistas de montanhas, planícies e do Mar Mediterrâneo foi fundamental na solução de projeto. A arquitetura foi impulsionada pelo desejo de criar uma casa moderna, discreta e respeitosa com o seu entorno. Trabalhar o ângulo do terreno através de níveis em vez de degraus também foi fundamental para moldar um ambiente que abraçasse seu cenário.
Um caminho marcado na ladeira indica a entrada da residência. O complexo é inteligentemente dividido em volumes menores que são interligados por meio de vias de circulação e espaços intermediários - alguns internos e outros ao ar livre. A casa principal é dividida em dois volumes baixos ligados por uma área semicoberta com um espelho d'água. O projeto mescla materiais naturais frequentemente usados no vernáculo local, como madeira e pedra. Ao mesmo tempo, a atmosfera é distintamente contemporânea, misturando a sensibilidade escandinava inerente da Block722 e o minimalismo orgânico com influências da arquitetura japonesa. Este aceno para o Japão se desdobra através da simplicidade das linhas limpas e quase austeras que entram em equilíbrio com a natureza tátil dos materiais e a abordagem rica em artefatos manuais.
A poderosa luz solar grega ajuda a definir formas e superfícies, brincando com os materiais texturizados, enquanto os arquitetos desenham a sensação e o ritmo do contexto nos espaços internos e externos. A jornada da luz e os hábitos dos clientes ao longo do dia levaram à organização espacial do interior. Cada seção e rota são cuidadosamente planejadas para materializar a funcionalidade e enquadrar as vistas, através de jornadas e narrativas espaciais que misturam interno e externo, natural e feito pelo homem. O projeto procura melhorar o cotidiano, inspirando-se no estilo de vida da ilha.
Block722 colaborou com artesãos locais durante toda a construção, aplicando habilidades especializadas em uma grande variedade de elementos da casa. Isso se aplica tanto a detalhes arquitetônicos de alta qualidade quanto a peças de mobiliário, a maioria das quais são feitas sob medida e criadas especificamente para este projeto, usando mármore, madeira, pedra e granilite. Todas as peças juntas formam a coleção de móveis ANATA da Block722. Essa abordagem, rica em arte e materiais naturais de origem local, eleva o design a uma verdadeira joia residencial feita sob medida. As cores neutras e terrosas dominam e a qualidade é priorizada em relação à quantidade.
As peças artísticas também foram cruciais na composição geral e o projeto agora possui uma impressionante escultura de 2,8 x 1,5 m do artista grego Pantelis Chandris. O objeto especialmente encomendado está fixado na sala de estar e foi desenvolvido em paralelo ao projeto arquitetônico, exibindo o casamento perfeito de escalas e disciplinas.