-
Arquitetos: Mix Architecture
- Área: 200 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Xiaobin Lv, 日野摄影工作室
Descrição enviada pela equipe de projeto. A montanha não é alta, mas elegante, a água não é profunda, mas clara. Yanxi Lake é como o último paraíso em Wuhan, China. O local é densamente coberto por florestas exuberantes, e o lago é da mesma cor do céu. Nesse contexto a casa de chá está inserida, escondida pelo lago Yanxi, em uma floresta secreta. Aqui, as pessoas podem caminhar pela vegetação e observar o lago; elas também podem apreciar as quatro estações e purificar seus corpos e mentes.
MIX remodela a memória coletiva das pessoas em relação à arquitetura tradicional - uma casa com telhado de duas águas - e toma este protótipo como o conceito de projeto. O volume está localizado em uma plataforma estendida, e as grandes saliências simétricas da inclinação dupla se espalham para ambos os lados como se estivessem flutuando em um barco na floresta. O volume imponente corta a casa de chá em duas partes, formando um ambiente de entrada relativamente independente e a sala principal. Ele serve como espaço de apoio, com a parte superior sobressaindo do telhado, onde são escondidos os espaços de serviço, e que também metaforiza a imagem da chaminé.
A parede externa da casa de chá é feita de painéis e grades de madeira escura carbonizada. A textura áspera revela traços do tempo. É simples, natural e integrada ao ambiente circundante. A cobertura em chapas de titânio-zinco escuro e a estrutura geral com chapas de aço pretas proporcionam a sofisticação necessária para a casa de chá em uma tonalidade unificada com a madeira carbonizada. Essa fachada escura confere à casa de chá uma profundidade interior, calmamente escondida na floresta.
Um caminho discreto leva a um espaço tranquilo. Árvores altas definem o sentido espacial do caminho, levando as pessoas à casa de chá. Ao entrar no volume percebe-se que a luz toma conta do espaço. O hall de entrada é um ambiente cinza aberto e a parede de madeira carbonizada diminui a claridade como se isolasse o mundo exterior. Depois de passar pelo pequeno corredor, por meio das janelas do chão ao teto cria-se uma conexão com a natureza, e então, se acessa à sala principal. A madeira ilumina o espaço principal e as janelas contínuas em ambos os lados trazem a luz e a natureza da floresta para dentro, estendendo-se em uma pintura panorâmica. Arquitetura, natureza e pessoas se fundem neste momento, e o coração é subitamente iluminado. Saindo da sala principal, há uma plataforma ao ar livre ladeada por árvores. A ordem espacial da casa de chá continua, as fronteiras entre o interior e o exterior são dissolvidas e as pessoas sentem a natureza em seus corações.
Com este conceito de projeto a MIX espera explorar o poder original contido no arquétipo da casa. O novo espaço à beira do lago Yanxi mantem sua relação com a natureza através da remodelação de protótipos, materialidade e exploração progressiva do espírito do lugar, proporcionando aos visitantes uma experiência única. Quando as pessoas estão em uma casa de chá, elas sentem o poder da arquitetura, integram-se ao espírito da natureza e são batizadas física e mentalmente.