-
Arquitetos: Kamat & Rozario Architecture
- Área: 20000 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Purnesh Dev Nikhanj
-
Fabricantes: AGL, Greenply, Jaquar, Merinolam, Philips, Trimble, ZWCAD
Descrição enviada pela equipe de projeto. O clima e a topografia de Punjab, Índia, são diferentes de tudo o que havíamos experimentado antes.
Em termos de clima, é uma região de extremos. No verão a temperatura sobe quase até 50 graus e no inverno cai para zero.
A topografia do terreno é particularmente interessante. Os assentamentos aqui são semelhantes a um conjunto de aglomerados densos, criados para estar longe da terra cultivável, que é fértil e altamente irrigada. Esta é uma das regiões de maior produção de grãos do país.
Quilômetros e quilômetros de terra plana ininterrupta, com a ausência de obstrução por qualquer montanha, produz ventos hostis de alta velocidade que também trazem poeira considerável.
A escola situava-se na periferia de um destes aglomerados e nos proporcionava vistas panorâmicas e ventos frescos nos meses de verão devido à plantação de arroz. Mas, no final de cada ciclo de colheita, havia frequentes tempestades de poeira e também o problema da queima de restolho que trazia cinzas consideráveis com os ventos.
Isso levou ao desenvolvimento de um projeto em forma de arco. As paredes cinzas, semelhantes a fortalezas, visam desviar os ventos tempestuosos e canalizá-los através dos espaços abertos na massa construída.
A cor clara das paredes dialoga com o entorno para que o intemperismo que elas abrigam esteja camuflado.
As rupturas na parede são articuladas por elementos de cores vivas. A maioria das aberturas são orientadas para pequenos pátios. Poucas janelas estão posicionadas na direção dos ventos incidentes. Os pátios são mutuamente sombreados ao longo do dia, além disso, seu tamanho e escala são mantidos íntimos, pois também são espaços de recreação para as crianças mais novas - talvez eles funcionem como salas de aula de inverno.