-
Arquitetos: Flipê Arquitetura
- Área: 55 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Gabriela Mestriner
-
Fabricantes: Aeron Herman Miller, Boobam, Cristiana Bertolucci, Daikin, Dalessa, Deca, Folio, Gorenge, Lumini, Marcos Vidros, Protecnica, REKA, Tramontina, Vinicius Siega para Boobam, Wentz, ZL Decorações
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento urbano ganha nome e identidade por sua localização cosmopolita, representação do modo urbano de ser, ver e habitar. O projeto segue alinhado com o perfil prático do usuário urbano, que hoje consome menos e habita espaços menores.
O minimalismo representa também a forma com que o cliente vive: menos bagagem, menos informação, mais leve. Como se no dia a dia caótico de São Paulo, não coubesse nada além do necessário, existindo de forma neutra e organizada.
A partir desse conceito surge a escolha de usar apenas duas cores, neutras absolutas. Sendo uma a ausência total de cor e a outra a soma de todas elas. Contrastando e vestindo o apartamento com polaridade e sobriedade. Quando trabalhamos em espaços compactos, tentamos sempre minimizar as informações, usos e funções se camuflam, deixando o usuário tomar conta do espaço mais livremente, se apropriando do mesmo.
O andar inferior abriga cozinha e sala, abrigando no preto todos os equipamentos domésticos (eletrodomésticos, rack tv, armários, cuba cozinha, bar, escada, iluminação) e no branco a ausência deles, respiro. O andar superior contempla a área intima do loft; quarto, banheiro e escritório. O último foi construído em um antigo pé direito duplo, ampliando a área total e mantendo o respiro necessário na sala, através da chapa metálica perfurada que compõe o piso do novo mezanino.
Com as partes fixas em marcenaria, serralheria e pedras acontecendo apenas nas extremidades do apartamento, criamos um centro livre, com cenário despojado, funcional e fluido, apesar de compacto. O trabalho com diferentes materialidades como madeira, chapa metálica lisa e perfurada e granito, todos nos tons preto e branco, tornam essa mistura de apenas duas cores limpa e complexa, para o minimalismo não se resumir a simplicidade, trazendo a surpresa que a Flipê trabalha a cada detalhe de projeto.