-
Arquitetos: Alexandra Lima Demenighi, Rodrigo Vargas Souza
- Área: 80 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Mauro Goulart
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nesta casa, a sustentabilidade e a economia de recursos formaram as premissas do projeto. Fazer mais com menos! Localizada na praia da Guarda do Embaú em Santa Catarina, a mesma foi implantada em um terreno com uma casa já existente, assim, seu espaço compacto formado por dois pavimentos tem área interna de 80m². Com exceção dos dois banheiros, o restante do volume de dois pavimentos não possui divisões e são integrados por uma escada de madeira e por um suporte acrobático centralizado no meio do pé direito duplo.
Outra premissa foi a construção com mão de obra local. A concepção estrutural pensada com três pórticos de concreto e fechamentos em alvenaria, madeira e janelas antigas reaproveitadas. As 85 janelas reaproveitadas compõem a fachada e a ampliação do mezanino (em forma de “L”) que foi todo feito de madeira de floreta plantada (Pinus Elioti). Tanto neste volume, como na fachada, as janelas foram cuidadosamente escolhidas e montaram um quebra cabeça compositivo (reconstrutivo) formando as fachadas principais da casa. As mesmas foram compradas por R$ 800,00 em uma loja de materiais de demolição da região. Assim foram incorporadas neste projeto depois de reparadas e recicladas para recomeçar um novo ciclo de vida. O que antes era resíduo, agora se reorganiza compondo os vãos das fachadas criando uma atmosfera informal com cores e texturas rústicas.
Além da economia, da questão do reaproveitamento e do design inusitado, o mosaico formado pelas janelas permite que a luz inunde o espaço interno e torna-se um pano de fundo para o que está dentro, criando uma atração especial!. A Cobertura é acessada por uma escada e possui um pequeno telhado verde na parte de madeira que possibilita ver paisagem e o belíssimo morro do Vale da Utopia.