-
Arquitetos: Stocker Lee Achitetti
- Área: 198 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Simone Bossi
-
Fabricantes: Mutina, Petersen Tegl, Vipp
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício está situado em Seul, Coreia do Sul, em um lote no final de um bairro em expansão. A conformação original do terreno é irregular e localiza-se entre uma rua do bairro ao sul e um terreno limítrofe ao norte. O volume retangular desenvolve-se ao longo do lado norte e está recuado da via, enfatizando o desejo de obter um vazio que permita a entrada pedonal e de veículos no edifício.
O térreo e o subsolo, de fato, abrigam uma atividade comercial aberta ao público; nos andares superiores, por outro lado, há apartamentos de diferentes tamanhos. A composição volumétrica é dividida em dois corpos diferentes que se encaixam e geram uma forma pura, clara e reconhecível.
O volume 'leve', perfurado pelas aberturas principais, é sustentado pela massa que funciona como base e, ao mesmo tempo, acolhe os usuários graças ao beiral voltado para a via. A distribuição interna dos espaços desenvolve-se no conceito de entrepisos e, por isso, as aberturas na fachada são assimétricas, gerando um desenho de irregular e dinâmico.
A escolha dos materiais reflete a ideia do projeto: dois acabamentos diferentes - concreto aparente e tijolos Petersen Kolumba K43 - que geram uma imagem clara do volume, lido como único e uniforme. No interior, os principais materiais são concreto aparente e dois acabamentos de piso diferentes, madeira e azulejos. Os detalhes são feitos em ferro preto fosco.
Em geral, a escolha de descrever toda a intervenção com poucos materiais vai ao encontro da busca do essencial e do necessário na qual se baseia o projeto. No contexto, o objeto se encaixa de forma decisiva, tornando-se um marco reconhecível em forma e cor, que dá caráter e identidade a este segmento urbano no final do quarteirão construído.