-
Arquitetos: Marina Portolano Arquitetura
- Área: 120 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Maíra Acayaba, Maria Peccioli
-
Fabricantes: AutoDesk, Brasipiso, Bruno Faucz, CPI da construção, Fernando Jaeger, Hanna Marcenaria, Labluz, NNR Marcenaria, OfficeLux, Permetal, REKA, Trefimet, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto teve como premissa criar a primeira loja física da lavanderia A Lavadeira, que até então atendia apenas como plataforma online. De modo a reforçar a identidade da marca, buscamos incorporar no conceito do espaço algumas características e valores da empresa, tais como transparência, leveza e tecnologia.
Como forma de trazer biodiversidade para a cidade, o fechamento do pavimento superior da fachada foi desenhado como um suporte para plantas e trepadeiras se desenvolverem. Para isso, foram sobrepostas chapas metálicas expandidas sobre a fachada existente. Escolhemos algumas espécies de jasmim, que conferem os cheiros e candura da marca.
Por outro lado, o fechamento de vidro da parte inferior da fachada confere transparência e permite a visão generosa do espaço interno a partir da rua. O acesso à loja é feito a partir de um pequeno jardim vertical com abertura zenital, que permite a transição entre o espaço externo e interno.
O espaço interno é estruturado por uma escolha econômica de materiais e pela linearidade dos elementos. O balcão e a arara de roupas atravessam toda a extensão do imóvel e, ao mesmo tempo, setorizam as áreas de atendimento e de serviço.
No fundo do imóvel, um jardim interno delimita os limites do espaço público da loja. Para além desses limites, as áreas restritas são acessadas por um um piso de madeira sobre a vegetação, cujo aroma de plantas como lavanda e alecrim se destaca.