-
Arquitetos: Degradê Arquitetura
- Área: 68 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Julia Ribeiro
-
Fabricantes: By Kamy, Casa da Cortiça, Deca, Differenza Revestimentos, Estar Móveis, Fernando Jaeger, JRJ Tecidos, Lar Center, Lumini, Marcenaria Jaçanã | Junior Marceneiro, Mont Blanc, Nova Deccor, Noz Casa, Panorâmica | Claudio, Passeio Gauss | Fabricio Ternes , Santa Luzia, Suvinil, Yamamura
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com 68 metros quadrados, o apartamento Santana está localizado no bairro que dá nome ao projeto, na zona norte de São Paulo. Pertence a um jovem casal, que tinha como requisitos essenciais sua personalidade ali inserida, funcionalidade, aconchego e cores claras. O imóvel fica em um edifício com aproximadamente 30 anos e foi onde a cliente morou na infância.
A elaboração do projeto durou três meses e as obras, concluídas em cerca de seis meses. O principal desafio foi atualizar o apê, trazendo contemporaneidade aos ambientes. Para isso, o escritório apostou em novos materiais, revestimentos, marcenaria e mobiliário. Destaque para as vigas e pilares de concreto existentes que foram descascados na reforma e hoje estão aparentes.
Em termos estruturais, a integração foi prioridade. Com a remoção da porta de vidro e demolição da parede, a varanda foi integrada à sala, assim como a cozinha, com a retirada da porta e parte de uma parede. A cozinha, por sua vez, ganhou mais espaço para geladeira e torre de fornos com a retirada da porta de entrada de serviço através da instalação de uma placa de drywall. Com as mudanças, ventilação cruzada e iluminação natural foram evidenciadas no apartamento. Na área de serviço, foi instalado sistema de aquecimento de água.
O projeto de iluminação é composto por luminárias de sobrepor em função do pé-direito baixo e, justamente por isso, a inviabilidade de instalar forro de gesso nos ambientes. Todas as lâmpadas são de led. O projeto, portanto, distribui-se em salas de jantar, estar e TV integradas, além de cozinha, área de serviço, lavabo, corredor, quarto de casal, banheiro e escritório.
Na decoração, encontram-se inspirações boho, rústica e contemporânea, com demarcações nas cores branco, verde, ferrugem e terracota. Entre os materiais, madeira, concreto e tijolinho complementam o conceito – além do uso de linhas retas. O design da marcenaria ganhou seu protagonismo e formulou recursos para setorizar, organizar e obter um melhor aproveitamento dos espaços.
O escritório considera como elemento principal o resultado da transformação do antigo imóvel para um apartamento atual e a personalidade dos moradores aparece em destaque nos ambientes. Como exemplo, a decoração na parede do buffet, onde estão objetos de viagens dos clientes, como máscaras, chapéus, entre outras peças que carregam memórias.