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Arquitetos: Konishi Gaffney Architects
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Fabricantes: Cambridge Architectural Precast, Hall & Tawse
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Konishi Gaffney Architects concluiu a reforma do Greyfriars Charteris Centre no centro da cidade de Edimburgo, após vencer uma competição em 2017. A reforma, melhoria e ampliação de 1,7 milhões de libras esterlinas da antiga igreja proporciona um espaço de trabalho flexível, um centro comunitário, espaços para eventos e um santuário não denominacional.
O edifício sofria com um acesso precário em vários níveis e estava fechado, invisível da rua. O projeto reconfigurou a entrada principal que foi cuidadosamente encaixada entre as partes do edifício existente, dando-lhe uma presença de rua definitiva externamente. Internamente, todas as partes do edifício são visualmente abertas até o hall de entrada, tanto horizontal como verticalmente, recebendo o visitante no interior, acolhendo o visitante ao entrar, se orientar e circular pelo edifício.
As janelas de lanceta existentes foram cortadas e o espaço visualmente aberto para permitir a transparência através do edifício, de forma que os transeuntes possam observar a atividade no interior, incentivando a participação. Uma nova escada em camadas e uma área de estar foram configuradas, servindo tanto para criar vistas do edifício da rua até o nível inferior como para conectar o coworking com as funções da comunidade acima. A Konishi Gaffney trabalhou em estreita colaboração com especialistas locais da Old School Fabrications desde o estágio inicial para desenvolver detalhes simples, mas eficazes para a escadaria e uma paleta material de maple, narizes de nogueira e compensado com face de bétula com acabamento de cal para garantir uma aparência leve. Isto foi usado em todo o edifício para os novos elementos, de modo que eles sejam visualmente distintos, mas complementem o tecido dos edifícios existentes da igreja.
Um edifício de "conexão" de madeira foi inserido entre a igreja e o bloco de escritórios vizinho, formando um átrio de pé direito triplo com acesso por elevador a todos os níveis. Este foi revestido externamente em painéis de terrazzo branco com um padrão escultural em relevo em colaboração com o artista Steven Blench da Chalk Plaster. O painel foi concebido como uma interpretação moderna das bases rústicas dos edifícios georgianos da cidade. Os painéis de terrazzo são divididos nos níveis mais altos com uma série de aletas de madeira delgadas (Accoya) que dão ritmo e ordem à elevação.
Internamente, foi utilizada uma paleta de materiais contidos para caracterizar e unificar os novos elementos de marcenaria do edifício: maple americano, compensado de bétula e gesso branco engastado ao teto de pinho do salão principal. A mancha de mogno marrom escura foi retirada do teto, com uma técnica de jateamento com soda que, com a cuidadosa iluminação e novo vidro duplo, ilumina eloquentemente o espaço. A luz é filtrada através de uma delicada tela de maple de 6 m de altura que separa o salão do novo espaço "todas as fés e nenhum santuário acima".
Assim como o uso extensivo de madeira no projeto, foram feitas melhorias significativas no prédio da igreja existente em termos de desempenho ambiental. Isto incluiu a instalação de um sótão e de isolamento no piso, bem como a substituição das janelas de vidro simples por novas unidades de vidro duplo, incluindo a grande janela da nave voltada para o oeste. O aquecimento original foi substituído por um sistema eficiente e a iluminação LED de baixo consumo de energia foi instalada em todo o edifício. Uma matriz solar de 24kW foi instalada no grande telhado do edifício voltado para a face sul, escondido da rua.