-
Arquitetos: Sidney Quintela Architecture + Urban Planning
- Área: 427 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Gabriela Daltro
-
Fabricantes: Arqluz Iluminação, Bagdá Tapetes, Bizâncio, Home Design, Portobello Shop, Quatro Estações Decorações, Roberto Alban Galeria, Tidelli, Todeschini
Descrição enviada pela equipe de projeto. Arquitetura contemporânea, com linhas retas, grandes vãos, integração entre o interno e o externo com aproveitamento da iluminação e ventilação naturais, proporcionando espaços confortáveis para o convívio familiar, bem como para receber. Essas foram as principais inspirações para o desenvolvimento dessa casa, localizada em Feira de Santana, na Bahia, para uma família jovem, composta por um casal e três filhos adolescentes. A obra durou 18 meses. Inicialmente, o escritório enfrentou alguns desafios. Havia uma edificação pré-existente, porém, não atendia às expectativas dos clientes, a modificação, portanto, foi total, com aproveitamento de aproximadamente 20% das preexistências. Aproveitou-se a estrutura e as fundações, concebendo uma arquitetura nova, com vãos mais amplos e a partir de uma linguagem moderna, o que obrigou a um estudo mais minucioso de compatibilização e adaptabilidade da estrutura original.
A considerar que a residência se distribui em dois pavimentos, uma das premissas foi concentrar os ambientes sociais e de convívio no pavimento térreo para uma integração total e também com a área externa. Neste pavimento, foi contemplado uma grande sala de estar com pé direito duplo integrado ao jantar, cozinha, brinquedoteca, varanda gourmet, deck e piscina, além das áreas de serviço como copa, lavanderia, quarto de funcionário, depósitos e garagem. O pavimento superior foi o local escolhido para os ambientes íntimos da família, que incluem quatro suítes e uma sala de tv com mezanino. Em todo o projeto, predominam-se os materiais naturais, como a pedra e a madeira, diante de uma paleta de cores neutras e sóbrias.
As cores vivas ficaram para as obras de arte e em uma perspectiva casual, para a presença das pessoas que utilizarão os espaços, sem restrições ou preocupações. Os ambientes propostos possuem a mesma linguagem, de modo que a casa possua a mesma atmosfera em um conceito integrado. Destaca-se o pé direito duplo na zona de estar, equilibrando a volumetria com as grandes aberturas para o exterior, detalhe que confere aos ambientes proporções equilibradas. Das soluções sustentáveis, a casa possui iluminação e ventilação natural cruzada, o que possibilita um baixo consumo de energia e conforto térmico. A utilização de muxarabis objetiva controlar a incidência solar na edificação, permitindo um clima agradável no interior da residência.
As texturas e revestimentos trazem personalidade. A madeira ipê foi escolhida como principal material, utilizada em diferentes formatos: muxarabi nas esquadrias, ripado no forro, lambri no deck e até mesmo lisa nos painéis recolhiveis de fechamento da cozinha. Em contraste com a madeira, a proposta de uma base neutra, com texturas de pedra e em cimento queimado. O projeto luminotécnico foi pensado para garantir uma luz mais dramática com uso de luminárias com luz quente e focadas. Já na cozinha, área de serviço e sanitários a iluminação proposta é mais homogênea e intensa, para adequar a luminosidade a cada uso. Este projeto dialoga com o estilo de vida da família, todos os detalhes foram pensados e discutidos com os proprietários, respeitando a arquitetura do entorno direto, o meio ambiente e as proporções que o terreno ofereceu.