-
Arquitetos: Gabriel Valdivieso
- Área: 70 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Fran Parente
-
Fabricantes: Celite, Cemitério dos Azulejos, Deca, Lurca, Mazza Cerâmicas, Mekal, Pedra de Esquina, reka iluminacao
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este apartamento de aproximadamente 70 m2 está localizado no bloco E do icônico Edifício Copan. A premissa do projeto partiu primeiramente em valorizar os principais elementos arquitetônicos do projeto de Niemeyer. Consecutivamente, atrelado a isso, foi estabelecida uma proposta de organização dos espaços conforme as necessidades da cliente. A cliente, que se mudava de uma grande residência, trazia consigo a bagagem de uma vida se dedicando à cultura e ao teatro. A personalidade marcante dela está presente na paleta de cores vívidas e uma seleção de móveis e objetos cheia de história e presença.
No processo de demolição foram removidas todas as paredes em Dry Wall, não originárias, que estavam presas nos caixilhos e faziam obstáculo entre o lado interno e o externo. Os brises de concreto foram novamente evidenciados, retornando a bela vista que havia se perdido da fachada e do exterior, e consequentemente também a melhoria da ventilação e da iluminação natural. A laje nervurada, parte da estrutura que compõe o edifício, também foi evidenciada em todo apartamento com a remoção do forro de gesso existente.
O piso original, de tacos de demolição de peroba rosa, foi reformado e permaneceu compondo o living, a cozinha e o quarto. A cozinha, pequena, mas funcional, compõem também uma máquina de lavar embutida na sua marcenaria. Esse ambiente foi integrado com o living a fim de ampliar e criar uma circulação mais generosa entre os espaços.
No living, foi criada uma grande estante multifuncional em marcenaria na cor azul, com arandelas embutidas nos seus topos. A estante “azul” é um elemento de grande importância, não somente para o armazenamento e a exposição de livros e objetos da cliente, como também serve de apoio para a TV, para a mesa de jantar e para uma pequena estação de trabalho.
O grande banheiro, com azulejos 15x15 rosa e piso de pastilha hexagonal, pode ser dividido de maneira a ter um box invisível quando necessário. O quarto de dormir, amplo e iluminado, trouxe de presente uma linda parede estrutural de concreto aparente atrás da antiga cama que faz divisa com o banheiro e com a cozinha. A iluminação foi toda reformulada e passou a ser ligada por eletrodutos metálicos aparentes nos tetos e nas paredes.