-
Arquitetos: Driss Kettani, Mohamed Amine Siana, Saad El Kabbaj
- Área: 14492 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Fernando Guerra - FG + SG
-
Fabricantes: Adexsi, Forbo, Knauf, ROCKWOOL, Saint-Gobain, Tarkett
Descrição enviada pela equipe de projeto. A cidade de Rabat, capital de Marrocos, tem um importante patrimônio cultural e arquitetônico. Esse projeto tenta responder a esse patrimônio transcrevendo o seu espírito, de elegância e sobriedade, sentido de continuidade histórica e harmonia. Esta escola divide-se entre o jardim-de-infância junto com o ensino básico e o ensino secundário. Essas duas partes compartilham as áreas de administração, biblioteca, instalações esportivas e auditório.
A organização dessas diferentes entidades no terreno é decisiva e influencia o layout geral do projeto. Assim, o jardim de infância e as escolas primárias localizam-se no lado sudoeste do lote com uma entrada própria, permitindo uma melhor regulação dos fluxos e uma melhor gestão dos acessos. A escola secundária está localizada no lado nordeste do terreno e é articulada em forma de L que libera o máximo de espaço para o recreio e a área de esportes ao ar livre. A área central do terreno é ocupada pelas funções de apoio que se articulam por um conjunto de corredores no piso térreo e nos pisos superiores.
A composição do volume permite o máximo de vistas possíveis, através de perspectivas emolduradas. Um arranjo paisagístico entre os volumes principais e as vias do entorno permite proteger de alguma forma os espaços interiores da insolação e do ruído urbano.
A arquitetura tenta ser refinada, dinâmica, sobre e expressiva ao mesmo tempo e tenta também se encaixar da melhor maneira com a identidade de Rabat, destacando linhas horizontais e fortes, volumes sobre e brancos puros. Estes volumes são realçados por grandes fendas, a sua pele é vivificada por um conjunto de elementos de sombreamento (que também tem função acústica), e chegam ao solo por paredes de pedra bruta, características das escolas modernistas de Rabat. Alguns volumes também são destacados por sequências de azulejos tradicionais marroquinos “zellige”, trazendo um toque lúdico e alegre para as crianças.
A maioria dos espaços de ensino são distribuídos por corredores cobertos ao ar livre. Esta disposição permite obter uma ventilação cruzada e iluminação natural ideais para quase todos os espaços de ensino, utilizando soluções passivas comprovadas adequadas ao clima de Rabat.