-
Arquitetos: Arti Design Studio
- Área: 250 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Mario Wibowo
-
Fabricantes: Asahimas, BATA GAPIT, Dekson, Ha Wood, Tmac, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício fica no centro de Jacarta, espremido entre prédios de um bairro denso. É uma joia tão escondida que você só pode alcançá-la através de uma entrada secreta para uma residência particular. Cercado por uma selva de concreto na cidade tropical, o local é bastante afetado pelo efeito ilha de calor, que aumenta ano a ano devido ao aquecimento global. Com esses problemas em mente, os arquitetos projetaram uma solução que dá uma atenção especial ao clima. Um refúgio ecológico e confortável, construído com materiais locais com técnicas simples e por mão de obra local.
A equipe transformou o prédio abandonado de dois andares em uma torrefação no térreo e um espaço para hobbies no andar superior sem alterar sua estrutura. Ao contrário da maioria dos edifícios em Jacarta, o primeiro andar foi redesenhado em um espaço aberto, exceto por uma sala de armazenamento de torrefação, onde é necessário que o ambiente seja controlado. O arquiteto projetou uma combinação de sombreamento artificial (gazebo) e sombreamento natural (árvores) para resfriar o espaço enquanto ainda permite a entrada da luz solar.
A entrada consiste em um caminho de deck de madeira sombreado por um gazebo. Debaixo do gazebo, com um degrau de altura, a equipe projetou assentos da mesma madeira do deck. Se você se sentar e olhar para cima, poderá observar as estrelas através da claraboia do gazebo. Devido a essa solução adotada, a área parece mais ampla, enquanto ainda utiliza bem o espaço.
O caminho começa com um deck de madeira e uma ponte de ferro sobre cascalho e abaixo das árvores, terminando com piso de concreto na área de torrefação. Devido à materialidade empregada, ao passar por esse caminho, você desacelera e absorve o ambiente verde. Uma variedade de plantas tropicais recebe as pessoas. Uma visão para se maravilhar depois de se acostumar a ver apenas edifícios altos. As árvores verdes dão um contraste vibrante ao cinza concreto e ao ambiente de madeira quente. Imediatamente, a serenidade se infiltra. É como entrar em um santuário escondido no meio de Jacarta.
Cada elemento é projetado visando o conforto e a facilidade de manutenção. A manutenção é tão fácil quanto deixar a natureza definir seu curso. As árvores não precisam ser regadas. As paredes de concreto não precisam ser limpas manualmente. Musgos e pequenas plantas crescerão nele, adicionando a beleza etérea da floresta ao jardim. O proprietário não substituirá as madeiras por décadas, pois as madeiras ficam mais resistentes com a presença da água.
O projeto também beneficia a natureza. Ao contrário dos espaços ao ar livre típicos de Jacarta, a área externa não é coberta de concreto. Como resultado, o solo absorverá chuvas fortes. Além disso, a equipe reutilizou as madeiras do edifício existente para criar formas de concreto e reduzir a pegada de carbono. Nenhuma iluminação artificial é necessária durante o dia, pois todos os cômodos, mesmo os mais distantes da janela, são bem iluminados pela luz do sol. Você podia sentir a brisa mesmo no dia mais quente. Ligar as luzes e um ar condicionado seria a última a se pensar.
Ao entrar na área do prédio, você podia ver e colher grãos de café embalados e expostos. Depois de escolher os grãos, você pode saboreá-los.
A equipe instalou tijolos vazados ao redor das escadas que levam a uma área privada para dar uma sensação de privacidade. Um padrão de luz artístico penetrava pelos tijolos ao redor, iluminando as escadas. Chegando ao espaço de hobby, você pode ver racks de vinis e um espaço de DJ. Sobre o mezanino, uma claraboia foi colocada para observar as estrelas à noite e permitir a entrada de luz natural ao meio-dia. Trazendo árvores e outros elementos ao ar livre, a equipe traz uma sensação ao ar livre para o interior.
Uma visão prática sobre a penetração da floresta urbana.