-
Arquitetos: MVRDV
- Área: 150 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Eckhart Matthäus, Saskia Wehler
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Fuggerei em Augsburg é o complexo de habitação social mais antigo do mundo. Em comemoração ao seu 500º aniversário, Fugger Foundations iniciou um debate interdisciplinar sobre o tema da habitação, culminando com a apresentação de um “Código Fuggerei” para o futuro da habitação social, juntamente com uma série de estudos para o "futuro Fuggereien" em todo o mundo. O Pavilhão Next500, erguido na área externa à prefeitura, na cidade de Augsburg, é o epicentro desse evento.
O pavilhão é um volume comprido e estreito, cuja forma é inspirada nas longas casas geminadas do próprio Fuggerei. No entanto, em vez de um único bloco quadrado, uma das extremidades do pavilhão é curvada e elevada para sugerir seu papel na visão do futuro, tanto em Augsburg quanto em todo o mundo. Essa extremidade elevada forma um balanço de 8,5 metros que fornece um mirante voltado para a própria prefeitura. Graças à sua forma curva, uma parte da praça existente é envolta entre o pavilhão e a adjacente Fonte Augusto, criando um espaço intimista adequado para uma variedade de eventos.
No interior, o pavilhão é dividido em várias salas para exposição e eventos. Essas salas também se referem aos blocos de construção identificados no estudo "Fuggerei do Futuro". Isso inclui um ponto de encontro onde os visitantes se reúnem para projetar o futuro, um bar rosa para atender às festividades e uma tribuna instalada na extremidade elevada que pode receber palestras, apresentações e outros eventos.
As paredes, piso e cobertura são construídos a partir de painéis pré-fabricados de madeira laminada cruzada, uma abordagem que oferece uma série de benefícios de sustentabilidade: a madeira armazena carbono, enquanto os painéis CLT tornam o pavilhão desmontável para depois ser realocado - garantindo que possa ter uma segunda vida dentro de um contexto sustentável ou social após a conclusão da exposição. Além disso, a madeira é proveniente das próprias florestas de Fuggerei, e um carpinteiro local criou os interiores.