-
Arquitetos: Lucas Maino Fernandez
- Área: 210 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Marcos Zegers
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa RH (corredor + módulo) foi construída em um terreno localizado quilômetros antes da entrada da cidade de Valdivia, especificamente em uma colina na margem norte do Rio Calle-Calle. O terreno tem cinco mil metros quadrados e está localizado dentro de uma floresta de espécies nativas e introduzidas.
No início do projeto, o cliente estava dividido entre duas ideias conflitantes. Por um lado, parecia essencial desenvolver uma casa que respondesse às características do entorno, em termos de preservação da vegetação, inclinação do terreno e orientação para tirar proveito da luz natural. Por outro lado, ele sentiu que o custo e o tempo de instalação de uma casa pré-fabricada seria vantajoso.
Com a intenção de articular as duas ideias, foi decidido introduzir um módulo pré-fabricado à proposta, que vem de um projeto anterior desenvolvido pelo escritório, que oferece um sistema de construção modular e transportável para o sul do Chile.
O módulo consiste em um sistema de estruturas de aço e painel SIP, de doze metros quadrados no interior e uma altura de 2,75 de pé direito. Estas dimensões foram projetadas para transportá-lo em caminhões e para poder viajar em vias com túneis e pontes. Seu volume é trabalhado em duas águas, com a finalidade de drenar a chuva característica da área e de se distanciar do paralelepípedo tradicional dos sistemas modulares. Isso estabelece uma proposta formal expressiva, que responde aos problemas locais de maneira eficiente.
No caso da Casa RH (corredor + módulo), o sistema modular é utilizado para as exigências do programa habitacional, tais como a sala de jantar e cozinha integradas, varanda, estacionamento coberto, dois quartos com banheiro compartilhado, um quarto principal com armário e banheiro privativo, sala de estar, escritório e banheiro de hóspedes. Os módulos são unidos sucessivamente para formar diferentes soluções espaciais, que por sua vez são organizadas no interior por paredes divisórias.
O terreno é uma colina povoada por árvores, e a casa é projetada no espaço com a menor inclinação do lote. O programa é distribuído à luz de dois critérios principais; o primeiro é resgatar o maior número possível de árvores antigas, e o segundo é capturar o máximo de luz natural possível estando dentro da floresta. A partir desta lógica, nasce a implantação atomizada característica dos módulos, que são conectados através de um corredor que atua como eixo central do projeto e é construído no local.
Para construir este projeto, a primeira coisa feita foi a fundação e a estrutura básica de cada volume programático da casa, para depois receber os módulos pré-fabricados. Então, o corredor central que liga todas as estruturas transversalmente foi construído. E finalmente, os interiores foram trabalhados. Os materiais de revestimento externo são de zinco pré-pintado preto e madeira de sequoia, que foi removida para a instalação da casa. E, no interior, foram utilizados pinho e vulcanite pintado de branco para os tetos.
A Casa RH (corredor + módulo) é uma proposta única, que graças a uma gama de soluções sob medida, consegue utilizar um sistema modular em seu próprio benefício. Este projeto híbrido nasceu das intenções concretas dos clientes, que decidiram ir além dos pré-fabricados e deram prioridade à resolução de questões relacionadas à orientação, iluminação e respeito ao ambiente natural. Isto, ao mesmo tempo, maximiza os aspectos vantajosos dos módulos, gerando espaços eficientes e acolhedores.