-
Arquitetos: herchell arquitectos
- Área: 715 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Lorena Darquea Schettini
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto busca questionar os padrões de vida e a forma como o usuário vive e habita seus espaços diariamente. A Casa Pátio procura separar o espaço da vida quotidiana na cidade e convidar o utilizador a viver uma experiência, uma fuga para o desconhecido, um refúgio onde as colunas de aço abrigam aqueles corredores exteriores abraçados por pátios centrais aos quais pediram permissão à natureza para coexistir com ela na mesma harmonia.
A primeira abordagem ao local, uma cidade mágica no México, San Sebastián del Oeste. Uma cidade que, como a palavra diz, é mágica, cercada por suas casas coloniais, suas fachadas e as mesmas cores em tons de vermelho e branco, ruas de pedra e calçadas de pedreira. Nesta cidade mágica há uma ordem e uma harmonia que é difícil de encontrar. Cercado por florestas e montanhas, San Sebastián del Oeste é uma cidade nas montanhas a 1 hora de Puerto Vallarta na estrada que abriga todos os tipos de flora de pinheiros a samambaias, além de parotas e abacates. Esta rota é uma das mais bonitas do México, pois você começa na praia e no mar e termina na floresta e nas montanhas.
Desta forma, encontrou-se o lote com dois grandes abacateiros com mais de 20 m de altura, que nos deu a inspiração para rodear estas árvores, adaptarmo-nos e criar pátios centrais que possam conviver com a natureza sem derrubar aquelas árvores.
Foi concebido uma planta em forma de H na qual, inspirados nas antigas fazendas do século XVII-XIX deixadas pela influência espanhola, criamos uma estrutura adaptada ao século XXI. Com seus pátios centrais, corredores internos, colunas de aço, vigas expostas, janelas e portas de ferro dos quartos com vista para os pátios centrais, a casa criou um estilo de fazenda que se protege de seus vizinhos e gera um convívio em direção ao centro da casa sem se preocupar com o que a cerca. Este projeto foi desenvolvido porque o imóvel está localizado em um condomínio com lotes em série e pouca privacidade entre um e outro.
A casa é composta por 4 quartos completos no piso térreo, 5 casas de banho completas, sala de pé direito duplo, cozinha, terraço-sala de jantar, fogueira e área de serviço. Tudo isto através de uma forma em H interligada por corredores exteriores e escadas que brincam com os desníveis do terreno. No piso superior, foi concebido um conceito de hotel-boutique, com entrada independente, o dono da casa tem a facilidade de alugar quatro quartos por noite, estilo Airbnb, ao mesmo tempo que habita o seu espaço privado. Os quartos do piso superior para arrendamento foram concebidos de forma a preservar a total privacidade do piso térreo, mantendo as suas janelas e corredores com vista para o lado contíguo. A entrada faz-se através de uma escada em caracol forrada com chapas de aço que permite o acesso do inquilino pelo exterior do imóvel.
Usamos materiais da região, como tijolos de poços de barro na área, juncos para os tetos e madeira de pinho plantada e cortada na mesma área de Jalisco. A fachada mostra como a madeira passou por um processo de queima que é chamado de madeira carbonizada, para não competir com a natureza. Este processo de madeira carbonizada usado pelos japoneses há um século é uma tecnologia muito útil porque altera a vida útil da madeira até 50-60 anos de instalação sem qualquer manutenção. A madeira é vedada nas duas faces e queimada criando uma camada de resistência ao meio ambiente como sol, umidade, água, entre outros.