-
Arquitetos de interiores: Super Normal Design
- Área: 820 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:YOUYU PHOTO, PIANFANG PHOTO, Xiang Yang
“De volta ao campo.” A vila de Gaoqiao, localizada a oeste da área cênica do Monte Emei, fica a 40 minutos de carro da área urbana. Os aldeões cultivaram as terras agrícolas por gerações, devido à água da nascente e aos recursos férteis da terra, sendo o vilarejo famoso pelo arroz e pela grama. O pacífico vilarejo ganhou vida com a expansão da cidade e o desenvolvimento do turismo. Casas surgiram em todos os campos de arroz com respeito à natureza. Ao longo do terreno e das estradas da montanha, foi criada uma jornada entre estações. Três edifícios estão espalhados nos campos verdes, perto de vilarejos, campos de arroz e das nascentes da montanha. Eles são o "centro da residência" ao pé da montanha, como uma "cantina no campo", e uma "cafeteria" nos terraços.
I. Visita de verão. Chegada e retorno. O centro da residência é como um "salão rural", recebendo hóspedes de longe. Os materiais e móveis adotam tons terrosos, simples e sem adornos. O humor monótono dos turistas desaparece de repente, após eliminar o cansaço da viagem, eles ficam felizes e relaxados. A viagem começa aqui.
Retorno à vida rural. Percorrendo o caminho para noroeste por mais de 10 minutos, um vinhedo aparece, não tão distante da “cantina do campo”. A garoa na estrada rural cria uma cena refrescante nos campos de arroz verde e telhas brilhantes. Após passar o viveiro de peixes, a ponte de madeira, os terraços, as árvores frutíferas e simples cabanas, está a cantina do campo em frente aos campos de arroz. A cantina é construída sobre uma fundação, o período de construção extremamente curto e o conceito do projeto de “resgatar a aparência existente” representaram desafios para a equipe. A seleção dos materiais de construção e as técnicas locais de marcenaria tornou-se o ponto de ruptura do volume espacial.
Os conceitos de "combinar o novo e o velho" e a "construção no lugar certo" são aplicados no projeto do espaço à seleção dos materiais. Durante as visitas na fase inicial do projeto, os arquitetos da Super Normal notaram que muitas casas locais em reforma ou demolição eram originalmente feitas de madeira. Depois de descobrir a fonte, muitas madeiras antigas destinadas para lenha foram "salvas" no mercado madeireiro. Os traços do tempo e do uso tornam essas madeiras mais úmidas. Após um simples lixamento e polimento, elas são transformados em placas ou móveis na edificação. Somente por manuscritos ou "gestos" no local podemos nos comunicar efetivamente com os carpinteiros locais. Os projetos técnicos dificilmente desempenharam qualquer papel. Após a comunicação misturada com o dialeto e os "desenhos" toscos feitos diretamente na lousa, o mobiliário foi totalmente apresentado, consistindo na forma e textura da imaginação interior.
II. Visita de inverno. Névoa da montanha e riacho pedregoso. As visitas são geralmente no inverno, quando os grãos já foram colheitos. Após a secagem, as palhas ficam sobre os campos, expostas ao sol e à chuva, transformadas em matéria orgânica e nutrientes. À medida que as estações mudam, a energia da terra e das colheitas é convertida, produzindo diferentes variações de cenas de campo. A "casa do café" está localizada em uma ladeira, cercada por grandes e pequenas pedras. O layout geral está em conformidade com a topografia natural. A posição definida é construída sobre palafitas, com um riacho fluindo no fundo. As antigas árvores de cânfora e as casas ecoam uma à outra. O terreno original, a vegetação, à terra cultivada e as pedras são preservadas sem alterações.
Junto com o café, há uma plataforma de observação. Olhando para longe, o pico do Emei está no Oeste e todo o campo ao Leste. Rodeado de belas paisagens, o projeto arquitetônico é simples. Os materiais são selecionados a partir de madeira velha reciclada, painéis de parede lisa e artigos de bambu, os mesmos da cantina. Além de um espaço logístico necessário, o edifício possui paredes externas abertas sem delimitação.
O edifício é elevado, e o solo torna-se a "Quinta Elevação" do espaço interno. O piso do sofá afundado é feito de vidro como a parede externa, e o riacho flui lentamente abaixo dele. Por volta do meio-dia, a neblina se prolonga nas montanhas. Uma vasta extensão de névoa se estende até o infinito. Não há indicações de que a neblina se dispersará, e o céu escurece lentamente.