-
Arquitetos: Jean-Christophe Quinton architecte
- Área: 550 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:11H45
-
Fabricantes: Hérès, Normandy ceramics
Descrição enviada pela equipe de projeto. No coração do 6º arrondissement de Paris, este edifício habitacional de sete andares tenta encontrar um equilíbrio entre uma presença discreta na rua parisiense e um estilo contemporâneo.
Pela sua forma e localização, o edifício completa a rua e reforça o alinhamento típico dos edifícios ao longo da morfologia contínua da rua parisiense. Da mesma forma, suas aberturas verticais e o uso de calcário natural permitem que ele se encaixe em seu ambiente, tanto na materialidade quanto na forma. Em escala urbana, o projeto desaparece na paisagem construída.
Na escala do edifício, as curvas suaves da fachada cuja percepção enfatiza os andares altos, conferem uma forte identidade arquitetônica e expressam claramente sua dimensão doméstica ao mostrar cada cômodo pela fachada. O projeto visa alcançar esse equilíbrio em planta, também. Ele é estruturado por uma sequência de cômodos que organiza a habitação: a escada, o patamar, o hall de entrada e o quarto estão conectados como um espaço contínuo que se pode perceber instantaneamente.
Este layout renova a tradição parisiense da conexão entre o universo pitoresco do pátio e o mais homogêneo da rua. Esta sequência é também uma espinha dorsal do espaço vazio que traz luz natural ao coração de cada habitação e que orquestra, enfatizando-a, a vista de Paris.
A identidade do projeto nasceu do encontro da intuição formal das paredes curvas e a vontade de uso construtivo da pedra. Essa execução medida encontra sua explicação na escolha das dimensões das pedras, suas proporções, sua cor, suas juntas e sua disposição.
A aparência do projeto é reforçada por uma execução despojada de detalhes tipicamente ligados à alvenaria de pedra, como quinas curvas e mísulas (ornato que sustenta outro elemento). Esses elementos são combinados com o uso de esquadrias brancas e persianas dobráveis, potencializando a reinterpretação do arquétipo parisiense.