-
Arquitetos: Mayresse Arquitetura
- Área: 300 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Cristiano Carniel
-
Fabricantes: Andrea Feine, Bertol, Coccina, Donadello Mármores e Granitos, Ebaiana, Frannpak, Ladrilhart POA, Lucendi, Sierra Móveis - não contatar, pois a mesa é antiga do cliente, Tieppo Aquecimento, Treviso, Uultis
Descrição enviada pela equipe de projeto. No alto de uma colina em Gramado, na Serra Gaúcha, uma casa em concreto aparente e madeira natural emerge em meio às copas das araucárias. É a Casa Terras Altas, assinada pelo escritório gaúcho Mayresse Arquitetura, localizado na cidade. O lote com declive acentuado, foi cuidadosamente indicado pelo Arquiteto Fundador do escritório, Cadu Mayresse, seguindo as características que o cliente buscava: vista eterna para a natureza, segurança e privacidade para construir uma casa de veraneio.
Dois volumes em concreto aparente, desencontrados, formatam a estrutura da residência com aspecto brutalista. Uma fachada totalmente privativa de concreto aparente e ripados de madeira, garantem a privacidade do coração da residência: a área social aberta para um mar de verde formado pelas copas das árvores que compõem uma APP logo em frente. Neste ambiente, salas de estar e jantar integram-se com o gourmet, possibilitando que a maior parte do tempo em que os moradores estejam na casa, sejam banhados pelo visual da natureza. A brutalidade do concreto aparente soma-se ao minimalismo das grandes aberturas de vidro que lateralizam o estar social da Casa Terras Altas, permitindo luz natural em abundância e conexão com o exterior. Este primeiro pavimento também é composto por uma suíte de hóspedes, lavabo, área de serviço e um deck com uma piscina de borda infinita: de dentro d’água, o visual da APP é único!
A escada linear que leva à área íntima é iluminada por uma zenital que acompanha seu movimento e evidencia os degraus de madeira natural. Já na área íntima, três suítes conectadas por um corredor, se abrem para uma varanda com vista eterna para a o vasto jardim natural da área de preservação ambiental. Ao longo do corredor, um amplo armário foi criado como rouparia para apoio às suítes. Todos os ambientes de maior uso da Casa Terras Altas, foram posicionados para apreciação da vista e do o pôr do sol. Na fachada frontal, abaixo do balanço que molda o volume superior, encontra-se a garagem, a qual permanecerá aberta para também ser utilizada como varanda.