-
Arquitetos: dunkelschwarz
- Área: 292 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Markus Rohrbacher
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado em Elsbethen, um subúrbio do sudeste de Salzburgo. O entorno heterogêneo consiste predominantemente em edifícios residenciais que se assemelham à "arquitetura da vida cotidiana". A topografia da área forma o sopé da paisagem montanhosa circundante, criando uma suave encosta leste-oeste.
Conceito. Características como a simplicidade, privacidade, uma atmosfera aberta e luminosa, assim como uma transição fluida entre o interior e o exterior, foram os desejos formulados pelos proprietários.
A tipologia específica escolhida "casa com anexo e entrada coberta", faz com que o conjunto se assemelhe a um pátio protegido em relação à rua, proporcionando tanto privacidade quanto fluidez. Através de terraços e varandas, todo o espaço de convivência pode interagir com esta área segura, mas aberta, criando também uma conexão com o jardim do lado sul.
Enquanto a planta retangular e o telhado inclinado se alinham com as casas ao redor, o interior formula um uso bastante pouco convencional de espaço aberto usando redes que atravessam a área de moradia. A figura espacial fluida através dos andares estabelece o centro da casa da família, ligando a cozinha, lareira, área de jantar e diwan (hall) e simultaneamente cria o caráter único da casa - uma casa para uso diário que oferece aconchego e apoio.
O conceito arquitetônico geral pode ser visto como uma aceitação da vida diária em vez de uma construção rígida e inflexível.