-
Arquitetos: Archipatch
- Área: 159 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Yousuke Harigane
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma casa térrea de madeira construída em uma região repleta de natureza, onde viverão quatro membros da família. No Japão, as funções necessárias para o lar, devido à pandemia de Covid-19, foram diversificadas de maneira exponencial. A casa tem sido cada vez mais utilizada, não só como local de habitação, mas também como local de trabalho e convívio.
Para responder a tal necessidade, esta casa possui não apenas quartos privados com escritório para cada indivíduo, mas também uma sala de estilo japonês com tatames no centro da casa. Este ambiente típico do Japão foi projetado como um espaço que pode ser usado para vários fins, como sala de estar, espaço de reunião para um grande número de pessoas, quarto de hóspedes ou quarto para tarefas domésticas.
A sala em estilo japonês é separada dos demais espaços por um shoji (painel de correr típico feito em madeira e papel translúcido). Ao abrir e fechar este shoji, de acordo com a finalidade do momento, o ambiente conecta-se ao espaço de estar ou à entrada e à engawa (espécie de varanda). Com isso, todo o espaço pode ser reorganizado.
O espaço de estar também possui uma grande abertura de 2 metros que permite aos habitantes desfrutar de um espaço integrado ao terraço exterior e jardim. Por outro lado, o elevado isolamento térmico da edificação, o sistema de ventilação com calor geotérmico e o espelho d'água que pode ser utilizado como ponto de refrigeração, permitiram minimizar o consumo de energia. O design exterior e interior é acolhedor e convidativo, utilizando cedro, cipreste e pedra natural cultivada na região para conferir a textura que só os materiais naturais podem proporcionar. A casa foi projetada para se conectar com a natureza e para ser palco de um estilo de vida confortável, em harmonia com o ambiente natural em constante mudança.