-
Arquitetos: PSA Studio
- Área: 1213 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Mario Wibowo
-
Fabricantes: Jotun, Mowilex, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Kemilau Canggu é um projeto de renovação de hotel cujo escopo inclui a reorganização de plantas baixas, fachadas e interiores dos edifícios. Inicialmente, este edifício foi dividido em vários quartos, um hall de entrada e uma casa como moradia. A disposição das aberturas em cada cômodo não era boa, dificultando a circulação do ar e a iluminação natural, contribuindo para que os quartos ficassem escuros e desconfortáveis. Além disso, por se tratar de uma edificação não finalizada que foi abandonada pelo antigo proprietário, muitos espaços essenciais de um hotel ainda não existiam, como a cozinha, o escritório e a área de serviço.
O layout interno foi ajustado ao pedido do cliente para que este hotel pudesse funcionar de forma otimizada e as áreas administrativas que antes não existiam foram incorporadas ao projeto. O volume do edifício foi reformulado e passou a apresentar aberturas maiores. O projeto do hotel aplica o conceito de residência tropical para obter quartos de hotel com boa circulação de ar e luz natural. Na parte de trás, vãos e jardins são feitos para que cada quarto tenha uma abertura que produza uma boa circulação de ar no interior das unidades. Os elementos de sombreamento também são reajustados para que a luz chegue ao terraço e aos quartos.
Nos espaços comuns e nos corredores, um aspecto inacabado foi adotado adotando pisos de concreto aparente e arenito nas paredes dos quartos. Este hotel utiliza materiais de baixa manutenção, contribuindo para a diminuição dos gastos para manutenção. Por terem a mesma cor, os materiais escolhidos para as paredes e os pisos, por exemplo, têm texturas que não dão uma aparência monótona ao edifício. A aparência externa deste edifício também destaca o uso de madeira em esquadrias, fachadas e forros. Os guarda-corpos das varandas dos quartos também são da mesma madeira.
O projeto de um quarto que possui grandes aberturas na frente e atrás certamente tem um impacto positivo e negativo nas atividades de seus usuários. A grande abertura certamente ajuda para uma boa circulação de luz e ar. No entanto, é claro, a privacidade é necessária para os usuários do quarto. A escolha de um material de elementos de sombreamento suficientemente espessos e uma malha de madeira na frente das varandas é uma solução para a questão da privacidade.
A adição do portal e do deck frontal é uma das principais obras estruturais deste edifício. O sistema estrutural utilizado é uma fundação de placa metálica. Isso se adapta às necessidades do espaço acima, que é bastante pesado. Além disso, a existência desta moradia não muito distante da praia é certamente um dos fatores que determinam a fundação e dimensão do aço. O novo design desta villa é capaz de acomodar o desejo do cliente de produzir quartos de hotel saudáveis, fazendo aberturas e vazios maiores, de modo a criar uma boa circulação de ar e luz. Os espaços recém-projetados também podem acomodar funções que anteriormente não existiam.