-
Arquitetos: Stu/D/O Architects
- Área: 1545 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:DOF Sky|Ground, Sofography
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa de Alisa é uma residência de dois andares localizada em Nonthaburi, Tailândia. O concreto, em sua capacidade material e estrutural, é incorporado ao partido deste projeto. Os espaços internos são concebidos puramente pelas paredes estruturais de concreto que emolduram e contêm espaços. Esses planos formam uma arquitetura que abriga a vida do entorno imediato, ao mesmo tempo em que enquadra a natureza “escolhida” e cria privacidade. No interior, a sensação de austeridade é reforçada à medida que esses planos conectam o concreto, a água, o jardim e o céu.
Ao mesmo tempo em que são uma barreira visual para o bairro, os planos de concreto moldado também atuam como uma barreira sonora da via pública diretamente adjacente ao local. Dividido em dois níveis, os espaços sociais no térreo é composto por limites espaciais atenuados entre o jardim-piscina e os espaços interiores e exteriores, enquanto o nível superior é composto por quartos privados para seus moradores. Expressando o programa e a função interna, os planos dividem cada habitação para manter a privacidade e dar distinção a cada espaço delimitado. Contrariamente, o plano em balanço de 37 m de comprimento no segundo andar atua não apenas como a fachada principal da residência, mas um “pano de fundo” consistente que une cada um dos quartos.
A materialidade do concreto aparente é utilizada em todos os seus aspectos: a estrutura de madeira deixa uma marca no concreto como um lembrete permanente do processo de construção, enquanto sua textura é aprimorada com poços de luz e claraboias. Feitos no local, vários ensaios de formas e texturas foram realizados para estabelecer o material e o caráter fundamentais da residência.
Os planos de concreto no nível do solo ficam perpendiculares ao local, enquanto as paredes do segundo andar se cruzam no eixo oposto. O ponto de interseção entre esses dois planos opostos fornece o sistema estrutural principal ao longo do projeto. Esta composição estrutural pura permite que a arquitetura seja reduzida ao mínimo absoluto, ao mesmo tempo em que permite construção e tempo de montagem eficientes. O resultado é uma arquitetura que é um tanto monolítica em seu exterior, pois suas lajes de concreto parecem estar levitando do chão enquanto contêm uma sensação de lugar e lar em sua interioridade.