-
Arquitetos: RMK Arquitetura
- Área: 234 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Roberta Gewehr
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um edifício icônico e atemporal. A partir dessa demanda, a nova sede da clínica Varela, implantada em lote exíguo de esquina, constitui-se de dois pavimentos dispostos em partido linear e tem o programa de necessidades explicitado em unidades formais de diferentes materialidades.
Sobre a esquina, a recepção apresenta-se como um volume transparente suspenso do solo, integrando-se de forma amigável ao denso contexto urbano do entorno imediato. O acesso é facultado pelas duas vias e se dá tanto de forma fluida, por rampa localizada na via de maior fluxo, quanto por escadaria.
Internamente, um cubo amadeirado organiza o espaço e abriga o consultório oftalmológico, grande protagonista do projeto. O consultório abre-se para um jardim delimitado por empenas em concreto aparente e brises verticais de madeira implantados sobre o alinhamento predial. O jardim, além de função paisagística, possibilita a integração do consultório com o exterior conferindo privacidade e proteção acústica ao espaço. O controle lumínico, necessário para o exercício da atividade profissional, é proporcionado por cortinas automatizadas.
Apresentando-se como uma subtração do cubo de madeira, a escada conduz ao consultório de psicopedagogia, localizado no pavimento superior. A unidade formal caraterizada pela envoltória constituída em revestimento metálico, se projeta em balanço sobre o térreo, e através de subtrações no volume prismático possibilita o enquadramento das melhores visuais para o entorno.
Sob a face do lote que faz divisa com o lindeiro, as circulações e áreas de serviço, iluminadas por claraboias, organizam os fluxos e oferecem o suporte para a realização das atividades.