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Arquitetos: Yueji Architectural Design Office
- Área: 1450 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Prism Images, Qi Tian
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Primária Shajin está localizada junto ao Lago Mingyue no vilarejo de Shajin, distrito de Yubei, Chongqing (hoje a Zona de Inovação Colaborativa de Chongqing Liangjiang), construída no final dos anos 80. A antiga escola primária rural foi abandonada no início do século XXI, e agora está sendo utilizada como em um museu para realocação de universidades na Grande Retaguarda da Guerra da Resistência e espaço de apoio ao serviço público.
Resposta: Ressonância Poética com a Natureza. Em relação ao tratamento do local, o playground original no lado leste do local foi utilizado para configurar a relação entre as plataformas superior e inferior, conforme as condições locais. A plataforma superior conecta a entrada principal do edifício, e a plataforma inferior cria uma boa atmosfera de lazer e uma ampla vista para orla marítima. Cinco plataformas de visualização escalonadas são introduzidas a oeste do volume para conectar os terrenos alto e baixo para que o edifício possa se adaptar à topografia e criar uma experiência transitória de espaço público. Para o projeto de paisagismo defendemos o conceito de restauração ecológica e tentamos usar plantas originais e selvagens na premissa de preservar o relevo original e as grandes plantas do local.
Velho e novo: A Solidificação e o Fluxo do Tempo. O corpo principal do edifício original era uma estrutura de tijolo e concreto de três pavimentos, o arquiteto adotou a estratégia de uma "intervenção leve", e, portanto, um novo sistema de estrutura de aço foi inserido para coordenar a relação entre a estrutura antiga e a nova, de modo que ela não só se integra com o volume original, mas também suporta a carga de forma independente. Na entrada do salão de exposições no lado leste, a cobertura contínua com diferentes inclinações é adicionada para configurar o espaço da galeria de exposições, criando uma atmosfera de cerimônia para entrar no espaço e suavizar os limites internos e externos rígidos originais do edifício.
Cenário emprestado: Retorno ao interesse cotidiano. Na entrada do local, no lado leste, há uma rampa de 30 metros de comprimento ligando os terraços superior e inferior. No final da rampa, uma grande árvore antiga do local foi preservada, configurando uma vista com uma fileira de árvores na orla. De pé na plataforma da escada do segundo pavimento, pode-se ver diretamente a disposição da paisagem na entrada do edifício, formando uma relação entre ver e ser visto. O espaço interno do edifício adota a técnica de tomar emprestado mesmo de longe, olhando para dentro e sentindo "incontáveis montanhas distantes e próximas". O cenário muda passo a passo, e está em toda parte.
Contexto: Continuação do Espírito do Lugar. A abandonada Escola Primária Shajin costumava ser uma instalação de educação básica para crianças no campo. Após a transformação, foi usada como um salão de exposições para divulgar a história dramática da mudança das faculdades e universidades para a retaguarda durante a guerra. Da função original de educação no campo à atual educação expositiva histórica, o local sofreu não apenas uma substituição funcional e revitalização do espaço, mas também carrega uma herança da cultura e a continuação do espírito do espaço.
Perspectivas: A busca pela modernidade na escola primária de Village. A educação é o ponto de partida para mudar o campo interrompendo a transmissão intergeracional da pobreza, para tanto, a intervenção de arquitetos é a chave para reescrever o código dos genes rurais. A retenção do espaço físico é o olhar e a lembrança dos anos passados, enquanto o espaço da memória é a vista das montanhas, do vento, da luz do sol, do tempo e dos sentimentos humanos.